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Farmácia no e-commerce: estoque da loja física é o grande diferencial, defende executivo

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O varejo farmacêutico é um segmento em ascensão dentro do e-commerce. No primeiro Fórum Intellibrand de digital commerce, que ocorreu na última quinta-feira (15), Eurico Antunes, gerente executivo digital na Pague Menos & Extrafarma, palestrou sobre como desenvolver uma estratégia assertiva de supply chain no comércio eletrônico.

Com 42 anos de experiência, a Pague Menos conta com 1200 lojas físicas, das quais 550 contam com delivery (pick up store e shipping from store) e mil salas clinic farma (espaços de atendimento farmacêutico). Dentro deste cenário, Antunes comenta como a empresa consegue garantir que o produto chegue nas mãos do consumidor, seja por meio de uma compra online ou retirada na loja física. 

As empresas não possuem autoridade sob um cliente para definir o canal de compra utilizado por ele. Portanto, é necessário oferecer ao consumidor uma gama de opções diferentes, possibilitando que o canal de preferência do indivíduo esteja disponível, explica Antunes. 

Gráfico sobre aceleração nos canais digitais utilizado por Eurico Antunes no evento Fórum Intellibrand.
Imagem: reprodução

No entanto, mesmo contando com vários canais diversificados, o maior ponto de atenção logístico para a Pague Menos, de acordo com o executivo, são as lojas pick up. 

Em função dos medicamentos serem bens de primeira necessidade e sua compra ser realizada com urgência, é necessário que a empresa garanta a disponibilidade do remédio na loja procurada pelo consumidor, tanto física quanto digital. 

“O cenário para a digital farma é utilizar a loja como estoque”, conclui Antunes. Isso significa que, caso um cliente chegue a uma loja e o produto não esteja disponível, a perda na conversão da venda é considerável. 

Para a Pague Menos, o sistema de prateleira infinita evita a perda dos clientes. Realizando uma verificação interna, entre todas as lojas da rede, o vendedor é capaz de direcionar o consumidor a uma loja próxima que contenha o produto ㅡ já reservado para ele, caso seja de seu interesse ㅡ ou até mesmo realizar a compra na loja e entregar o produto na própria residência do cliente.