Pesquisa aponta que empresas de todos os tamanhos enfrentam intensas falhas tecnológicas. Mais da metade dos entrevistados registrou uma significante falha de tecnologia em 2012 e 81% indicaram que o problema é recorrente. A pesquisa mede a frequência e gravidade das falhas tecnológicas e o impacto financeiro que essas falhas causam aos negócios.
A pesquisa revelou que a maioria das organizações é incapaz de medir e quantificar o impacto que a tecnologia de baixo desempenho pode causar aos negócios.
Dos mais de 304 executivos globais pesquisados:
48% disseram ter problemas com o desempenho da tecnologia diariamente;
- Três a cada quatro entrevistados dizem que a frequência de falhas está crescendo ou permaneceu a mesma;
- 51% registraram falhas maiores na tecnologia nos últimos 4 a 12 meses;
- 81% indicaram que a mesma falha tem ocorrido múltiplas vezes.
“Em época em que a tecnologia permeia as operações dos negócios, o desempenho da tecnologia torna-se a chave para o diferencial competitivo. Quando a tecnologia está funcionando devidamente, ela pode ampliar a fatia de mercado de uma empresa, melhorar margens e aumentar a receita. Os líderes corporativos devem compreender o impacto da tecnologia sobre os seus negócios e levar o desempenho da tecnologia tão a sério quanto levam outras áreas críticas de suas operações”, relata o CEO da Compuware Corporation, empresa responsável pela pesquisa, Bob Paul.
“Empregar uma disciplina de gerenciamento de desempenho, em que os dados sejam registrados regularmente, medidos e analisados, é uma boa maneira para começar. É preciso ser capaz de identificar, medir e entender os problemas de desempenho antes que seja preciso corrigi-los”, acrescenta o diretor de tecnologia de desempenho serviços da Compuware, Bharat Gowda.
A pesquisa identificou três razões principais para a falta generalizada de medição de desempenho e análise de impacto:
1 ) A falta de entendimento sobre a causa raiz de problemas de desempenho e, consequentemente, uma redução da capacidade de resolvê-los de forma conclusiva;
2 ) A falta de entendimento sobre a gravidade do impacto nos negócios diante dos problemas de desempenho, levando muitas vezes a uma resposta ineficaz por meio da alocação de recursos inadequada;
3) Falta de alinhamento e percepções inconsistentes sobre a gravidade e o tempo necessário para resolver um problema de TI, provocando atrito entre a TI e o negócio.
A pesquisa também constatou que muitos problemas de desempenho de TI são tratados com remendos que duram por pouco tempo. A maioria das tentativas de resolução se enquadra em categorias reativas:
• Compra ou atualização de software/hardware;
• Mais treinamento para a área de TI;
• Motivação dos profissionais de TI;
• Contratação de uma empresa de consultoria de TI.
“A chave para maximizar o desempenho da tecnologia é empregar uma abordagem pró-ativa ou mesmo preventiva, utilizando uma gestão de desempenho que inclui experiência focada em processos abrangentes e sistemas especializados. Na ausência de uma estratégia, medidas reativas como remendos de software, atualizações de hardware e motivação de pessoal, representam soluções paliativas. Em longo prazo, elas revelam-se extremamente caras e, em grande parte, ineficazes”, explica Gowda.
Fonte: Compuware APM