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Facebook Reels está disponível no mundo; conheça as funcionalidades

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Após o lançamento público nos EUA em setembro passado, o Facebook Reels hoje está se tornando disponível globalmente em mais de 150 países. O recurso, que é uma parte fundamental da resposta da Meta à ameaça do TikTok, permite que os criadores compartilhem conteúdo de vídeo de formato curto no Facebook ou postem bobinas cruzadas do Instagram para alcançar um público mais amplo. Juntamente com o lançamento global de hoje, o Facebook também está introduzindo mais ferramentas criativas e novas maneiras de os criadores ganharem dinheiro com seus Reels por meio de publicidade e, em breve, Stars.

Enquanto o Reels começou como uma maneira de combater diretamente o TikTok com um recurso dentro do aplicativo Instagram, o Meta logo percebeu que poderia montar uma contra-ofensiva mais poderosa se também trouxesse o Facebook para a mistura. Como resultado, a empresa divulgou durante seus ganhos do quarto trimestre de 2021 que o Reels agora é seu “formato de conteúdo que mais cresce, de longe”. A empresa também disse que o Reels foi o maior contribuinte para o crescimento no Instagram e “crescendo muito rapidamente” no Facebook também.

No entanto, o Reels atualmente monetiza a uma taxa menor do que outros formatos de conteúdo, como Feed e Stories do Instagram; mas Meta acredita que isso vai mudar com o tempo.

Nessa frente, a empresa hoje está expandindo os testes de anúncios de sobreposição de bobinas do Facebook para todos os criadores de bobinas nos EUA, Canadá e México. Em meados de março, o teste se expandirá para quase todos os mais de 50 países onde os anúncios in-stream já estão disponíveis, disse Meta.

Vale a pena notar que os anúncios de vídeo in-stream hoje são executados apenas em vídeos do Facebook, não em Reels. Isso significa que esses novos anúncios de sobreposição representam a primeira tentativa do Facebook de trazer receita de publicidade diretamente para os Reels.

Os criadores que participarem dos testes de anúncios poderão experimentar dois formatos de anúncio diferentes: banners e adesivos. Esses são anúncios sem interrupções, pois ficam transparentes no topo do conteúdo reproduzido, em vez de pausar o vídeo para exibir o anúncio.

Os anúncios de banner aparecem como uma sobreposição semitransparente na parte inferior de um rolo, enquanto os adesivos são imagens estáticas que podem ser colocadas em qualquer lugar do rolo, assim como outros adesivos. O Facebook escolherá então o anúncio a ser exibido no quadro mais adequado ao espectador.

Durante os testes, a Meta nos diz que seguirá a mesma divisão de receita com os criadores que usa hoje para seu programa de anúncios in-stream, que é de 55% para o criador e 45% para o Facebook. Mas isso pode evoluir à medida que os testes continuam.

Os criadores que já fazem parte do programa de anúncios in-stream existentes serão automaticamente incluídos nos novos testes de anúncios de sobreposição por padrão. (Algumas pessoas já foram convidadas para testar esses anúncios de sobreposição nos últimos meses.) Outros podem verificar sua qualificação e participar aqui .

Além disso, o Facebook lançará anúncios imersivos e em tela cheia entre os rolos nos mercados mundiais nos próximos meses. Esses formatos estavam em teste desde outubro.

Nem todos os Facebook Reels terão anúncios, no entanto. Meta explica que a inclusão ou não de anúncios em um carretel depende de vários fatores, desde a configuração da segmentação do anunciante até o valor do anúncio para o espectador. Os criadores também podem optar por desativar rolos específicos de anúncios de banner no Estúdio de Criação, se preferirem.

Enquanto isso, os anunciantes ganharão ferramentas de adequação à marca, incluindo listas de editores, listas de bloqueio, filtros de inventário e relatórios de entrega para os novos anúncios de banner e adesivo.

Além dos anúncios, os criadores em breve poderão monetizar seus rolos com o Stars, o mecanismo de gorjeta virtual que já é oferecido no Facebook Live. E atualmente, criadores de sucesso também estão recebendo pagamentos diretos. O programa de bônus Reels Play, parte do maior fundo de criação de US$ 1 bilhão da Meta, pode gerar bônus enormes – alguns criadores ganham até US$ 35.000 por mês, diz a empresa. Mas a viabilidade a longo prazo dos fundos do criador ainda está em debate.

Além dos recursos de monetização, o Facebook também está lançando as ferramentas criativas anunciadas pela primeira vez no ano passado, incluindo Remix, Reels de 60 segundos, Draft e Video Clipping.

O Remix, que já está disponível no Instagram , é semelhante ao Duets do TikTok, pois também permite que os criadores criem seu próprio carretel ao lado de outro carretel compartilhado publicamente (ou parte de um carretel) no Facebook. Agora, esse recurso também estará disponível para os criadores do Facebook.

O Reels vem atualizando a duração do vídeo, depois que o TikTok estendeu a duração do vídeo para 3 minutos, em vez de 60 segundos. O Instagram Reels adicionou suporte para vídeos de 60 segundos no ano passado, em vez de 30 segundos, e agora o Facebook Reels fará o mesmo.

Os outros recursos, Rascunhos e Clipping de Vídeo, ainda serão lançados em breve. Os rascunhos permitirão que os criadores trabalhem em seu conteúdo e o salvem para publicação posterior. O recurso de recorte de vídeo será lançado nos próximos meses para permitir que os criadores de vídeo que normalmente publicam conteúdo ao vivo ou de formato longo também experimentem mais facilmente o Reels.

Como parte de seu esforço mais amplo para investir no Facebook Reels, a empresa também fará dos vídeos curtos uma parte maior da experiência geral do Facebook. Criadores em todos os mercados suportados, não apenas nos EUA , poderão compartilhar seus Instagram Reels para recomendação no Facebook.

Nas próximas semanas, o Facebook permitirá que os usuários compartilhem seus rolos no Stories, visualizem rolos na guia do Facebook Watch (que em breve também abrigará ferramentas de criação de rolos) e exibirá rolos e ferramentas de criação na parte superior dos feeds de notícias dos usuários. (que agora são chamados apenas de “Feeds”, em outra mudança recente). Em alguns países, o Facebook também pode sugerir bobinas que você pode gostar enquanto percorre seu Feed.

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Fonte: Tech Crunch