Logo E-Commerce Brasil

Facebook mira mercado de pagamentos na Indonésia com investimento na Gojek

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Facebook anunciou na terça-feira (2) ter feito um aporte na startup Gojek, da Indonésia. Apesar de o valor não ter sido divulgado, fontes acreditam que o valor estaria entre US$ 100 e 500 milhões. A carteira digital PayPal também realizou um investimento na mesma empresa.

Em 2018, a Gojek lançou o Go-Pay, carteira digital que já é o quarto principal serviço de pagamento na Indonésia, e um dos motivos pelos quais o Facebook está de olho nesse negócio: a empresa fundada por Mark Zuckerberg pretende integrar a Go-Pay com o WhatsApp e seu recurso de pagamentos.

“Esse investimento apoiará o objetivo compartilhado do Facebook e Gojek de capacitar negócios e impulsionar a inclusão financeira em todo o arquipélago. O WhatsApp ajuda as pequenas empresas a se comunicar com os clientes e a fazer vendas. Juntamente com Gojek, acreditamos que podemos trazer milhões de pessoas para a crescente economia digital da Indonésia”, informou o Facebook no comunicado sobre o investimento.

Leia também: PIX pode acelerar entrega de produtos no e-commerce, prevê Banco Central

Concorrência em pagamentos

Por consequência, também pode-se esperar que o PayPal realize o mesmo tipo de ação em conjunto com o Go-Pay. As parcerias também são válidas para a própria startup, que vê seu negócio ganhar reconhecimento de gigantes do setor por mostrar que tem um modelo de negócio sustentável.

Com os investimentos de Facebook e PayPal, a Gojek ultrapassou os US$ 10 bilhões de valor de mercado, acirrando a concorrência com a rival Grab, de Singapura.

Leia também: Cresce adesão a pagamentos por aproximação na América Latina e no Caribe

Com informações do Computer World