Logo E-Commerce Brasil

PIX pode acelerar entrega de produtos no e-commerce, prevê Banco Central

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O PIX, serviço de pagamentos instantâneos em desenvolvimento pelo Banco Central e que será oferecido por diversas instituições financeiras a partir de novembro, tem o potencial de acelerar a entrega de produtos comprados no comércio eletrônico, segundo o diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.

Em entrevista ao Mobile Time, o executivo afirma que isso será possível pelo fato de a confirmação do pagamento acontecer de forma mais rápida que outros métodos, como boletos, TEDs e DOCs.

Na segunda-feira (1º), terminou o prazo para inscrição das instituições interessadas em aderir ao PIX, com previsão de lançamento para 16 de novembro. A adesão foi grande e o adiamento do lançamento não está nos planos do BC.

Leia também: Banco Central prevê autorregulação assistida no open banking

PIX na pandemia

“Independentemente do atual contexto, o PIX faz parte de uma ação estrutural do BC. Esse projeto está inserido no pilar de inovações, que faz parte da dimensão “competitividade” da Agenda BC#, que é a pauta de trabalho do BC centrada na evolução tecnológica para desenvolver questões estruturais do sistema financeiro. Dentro da atual conjuntura, contudo, o projeto ganha ainda mais importância e relevância”, afirmou Mello.

De acordo com o executivo, a disponibilização do PIX para a população brasileira ajudaria bastante na realização de pagamentos eletrônicos no atual contexto de distanciamento social, pois o PIX é um novo meio de pagamento que possui características que ganharam ainda mais relevância no contexto dessa pandemia.

“O PIX possibilita que o usuário realize um pagamento apenas utilizando o seu smartphone. Ou seja, um pagamento que não há necessidade de contato”, segundo Mello.

Leia também: O PIX e a Covid-19: qual é o papel do pagamento instantâneo na crise?

As informações são do Mobile Time