Segundo dados da comScore apresentados durante a Conferência Rio 2016, o mobile é responsável por 71% do tempo gasto na internet hoje no Brasil. No caso do e-commerce, isso significa que estar presente no mobile não é apenas uma opção, mas uma necessidade.
Por isso, o client partner Bruno Montoro, do Facebook, apresentou dicas para os lojistas utilizarem as ferramentas da empresa – maior rede social do mundo – durante o segundo dia da Conferência Rio 2016, realizado nesta quarta-feira (9). A gigante é dona, também, do aplicativo de fotos Instagram.
De acordo com Montoro, as empresas precisam não só aprender a usar as funcionalidades criadas especialmente ao comércio, mas também a pensar a comunicação no novo contexto mobile.
“A descoberta [de uma empresa] é feita pelo cliente hoje primeiro por meio do mobile, mas a conversão ainda é omnichannel”, exemplificou. “Entender isso é crucial para termos uma estratégia correta”, sugeriu.
Entre as ferramentas mais conhecidas dos lojistas e-commerce, Montoro apresentou primeiro a mais conhecida: segmentação de público, principalmente quando se trata de impulsionar um post.
Segundo ele, hoje o Facebook combina os dados dos usuários (como o local de moradia e quais páginas curtiu), inclusive geolocalização, com dados do próprio anunciante (CRM, perfil dos visitantes do e-commerce, audiências customizadas e os Lookalikes – público semelhante ao da loja).
Recentemente, a empresa firmou parceria com a Serasa Experian para disponibilizar ainda mais dados e a possibilidade de se trabalhar com CPFs dentro do Facebook. “Está aí uma ferramenta poderosa para trabalhar com segmentação, pois você pode ser muito mais agressivo na estratégia para os consumidores”, afirmou.
A única ressalva, disse ele, é para não restringir demais a ponto de não chegar até os clientes.
Funil
Para alcançar todas os níveis de engajamento e conversão do que o Facebook chama de “funil de conversão”, o lojista precisa diversificar as estratégias de marketing e comunicação com o cliente, disse o client partner.
A principal ferramenta, gratuita, dentro da rede social é a utilização de vídeos, que costumam gerar mais interesse e prender atenção do internauta por mais tempo. “Sugiro que você use sempre vídeos nas suas campanhas de e-commerce”, cravou. “Mas a maneira de contar a história é diferente dos vídeos tradicionais. Muitas vezes, a mensagem vem logo no começo e o resto é bônus”, alertou.