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Facebook admite mais métricas erradas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Facebook informou incorretamente algumas de suas métricas de engajamento em alguns publishers, admitiu a empresa nesta quinta-feira.

A informação está em uma postagem do blog da empresa sobre mudanças em suas métricas, o Facebook diz que calculou mal a quantidade de views em alguns de seus sistemas de relatórios de anúncios:

“Descobrimos um bug na Página Insights. Em um de nossos painéis das Páginas, um resumo mostrava o alcance orgânico de página de 7 dias ou 28 dias foi calculado erroneamente como se fosse uma simples soma de alcance diário ao invés de duplicar os visitantes repetidos durante esses períodos (veja o círculo vermelho na imagem abaixo).

facebook admite ter métricas falsas

O post continua:

“O resumo duplicado de 7 dias no painel de visão geral deve ser em média 33% mais baixo e o de 28 dias, 55% mais baixo; Dados em outros campos não foram afetados. Vamos corrigir isso nas próximas semanas”.

Em outras palavras, o Facebook reportou que o número de usuários que tiveram alcance orgânico foi “inflado” . O Facebook também admitiu erros na maneira como os anúncios em vídeo foram contados, em contagens de tempo gasto no “Instant Article” e nas referências via aplicativos.

Esta não é a primeira vez que o Facebook tem que fazer um mea culpa sobre métricas. Em setembro, a empresa admitiu que estava superestimando sua métrica de “média de duração de views” em torno de 60 a 80%. O Facebook disse que vai trabalhar com mais terceiros na verificação de seus dados. A empresa está se associando à Nielsen, por exemplo, para contar melhor as exibições do Facebook Live. Claro, este tipo de conversa é um pouco sem sentido, já que “a caixa preta” de métricas do Facebook ainda é controlada pelo Facebook.

Fonte: GizModo