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EUA: crescimento de estoques aquecem cenário de descontos

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Grandes varejistas dos Estados Unidos que recentemente se esforçaram para reabastecer as prateleiras em meio à escassez de produtos divulgaram nesta semana que suas lojas agora estão cheias de mercadorias demais, e alguns estão até fazendo o que era impensável há apenas alguns meses: descontos mercadorias não vendidas.

É um sinal de possível mais problemas para os varejistas em meio à inflação crescente e preços mais altos da gasolina. Com os gostos dos compradores mudando rapidamente, muitos varejistas agora se encontram com um excedente de mercadorias, aumentando os custos.

A Costco disse que seus estoques aumentaram 26% em seu terceiro trimestre fiscal encerrado em 8 de maio, que incluiu “algumas centenas de milhões de dólares” em mercadorias extras de férias e sendo um “pouco pesado” em pequenos eletrodomésticos e utensílios domésticos.

Na Gap, um aumento de 34% nos estoques foi causado por vendas fracas na Old Navy e tempos de trânsito mais longos para mercadorias, disse a CFO Katrina O’Connell na quinta-feira.

Da mesma forma, o CEO da Macy’s, Jeff Gennette, citou esta semana um “desequilíbrio” no estoque. “As restrições da cadeia de suprimentos foram relaxadas”, resultando no recebimento de mercadorias do exterior mais cedo “do que esperávamos”, disse ele. Enquanto isso, os compradores mudaram os padrões de compra, comprando menos itens para casa enquanto compravam roupas para ocasiões especiais e outras mercadorias.

Os estoques médios de varejo nos EUA estão subindo em um ritmo mais rápido do que o crescimento das vendas, de acordo com pesquisa do Citi sobre os resultados do primeiro trimestre de 18 varejistas em 22 de maio. Em 11 dos 18, os estoques aumentaram 10 pontos percentuais a mais do que as vendas. , de acordo com o analista do Citi Paul Lejuez. Essa é a maior lacuna desde antes do início da pandemia de coronavírus, ilustrando uma tendência que começou em março de 2022.

Durante a crise da cadeia de suprimentos nos EUA, os grandes varejistas continuaram comprando farras, carregando uma variedade de mercadorias e aumentando os investimentos em mercadorias para que tivessem mercadorias suficientes em estoque para os compradores cheios de dinheiro devido às verificações de estímulo.

Mas os movimentos dos varejistas saíram pela culatra, de acordo com executivos e analistas. Com a inflação subindo e os preços dos combustíveis subindo, os compradores recuaram rapidamente, comprando menos roupas, TVs e eletrodomésticos de alta margem.

Esse cenário está levando varejistas dos EUA como Walmart e Macy’s a eliminar os estoques em excesso, descontando mais itens e oferecendo promoções mais profundas, um movimento que pode corroer as margens. O presidente-executivo do Walmart, Doug McMillon, disse em sua teleconferência de resultados que iniciou reduções “agressivas” de preços para impulsionar as vendas de alguns produtos com margens mais altas, incluindo vestuário.

Para ter certeza, os varejistas ainda estão lutando contra os altos custos de aquisição de mercadorias e contratação de trabalhadores, o que pode limitar a amplitude e profundidade das promoções que eles oferecem, disse Jason Benowitz, gerente sênior de portfólio do Roosevelt Investment Group.

“Você verá alguns descontos e será mais do que no ano passado, mas no final será retido pelo ainda alto custo de estoques e mão de obra”, disse Benowitz, cuja empresa detém ações da Amazon, Ross Stores e Autozone.

Excesso de mercadoria nos EUA

Como a inflação elevou os preços de tudo, de TVs a pasta de dente, alguns consumidores de baixa renda reduziram seus gastos, de acordo com Walmart e Target. Os compradores de renda mais alta mostraram resiliência, comprando ternos, vestidos e calçados e gastando mais em serviços, dados econômicos e resultados de varejistas que atendem a famílias mais ricas.

Manter o excesso de mercadorias se torna caro à medida que os custos de armazenamento aumentam. As lojas e centros de distribuição do Walmart tiveram 32% mais mercadorias, a Target teve 43% mais mercadorias em comparação ao ano anterior e a Best Buy teve 9% mais mercadorias no primeiro trimestre, disseram os varejistas. A Macy’s disse em seus ganhos que os estoques de chamadas aumentaram 17% em relação ao mesmo período de 2021.

Dados da empresa de pesquisa StyleSage mostraram que lojas de departamentos de médio porte, como Macy’s e Kohl’s (KSS.N) , intensificaram as promoções de preços em meados de maio, implementando-as em 57% dos itens.

Na categoria de vestuário, os varejistas aplicaram descontos em 36% dos itens a partir de meados de maio, acima dos 32% de todo o mês de abril, segundo a StyleSage. O desconto médio, no entanto, permaneceu estável em 12% desde janeiro.

A Kohl’s ofereceu oito promoções na segunda semana de maio, contra três no mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Jane Hali & Associates. Da mesma forma, o Walmart estava oferecendo até 65% de desconto nos itens mais bem avaliados e até 25% em produtos de tecnologia e domésticos durante a semana de 9 de maio. No mesmo período do ano passado, as ofertas de produtos de tecnologia eram de apenas 10% e ofertas em produtos para casa estavam apenas em itens selecionados.

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Fonte: Reuters