Logo E-Commerce Brasil

Especialistas FCamara apostam em operações financeiras como foco para o varejo em 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com a chegada de 2024, ampliam-se as discussões sobre o desempenho do varejo neste ano e as perspectivas para o próximo. Em meio a essas discussões, os especialistas da FCamara apostam em operações financeiras como foco para o varejo em 2024.

FCamara - Operações financeiras - Publieditorial
(Imagem: Freepik)

Essa aposta desempenha o papel de uma possível solução para o lento crescimento do varejo nos últimos anos e perante a perda de força neste último trimestre, que embora apresente desenvolvimento positivo no varejo ampliado, denota também uma retração no varejo restrito a 0,7%, segundo o Instituto Ibevar.

Um dos segmentos mais afetados pela retração é justamente o de vestuário, que é um dos  que mais vem se movimentando para integrar as operações financeiras como um dos serviços oferecidos.

“Os grandes varejistas já criaram fintechs para oferecer crédito para o consumidor. Em um momento que se desenha difícil para o varejo, o ano de 2024, entregar opções como empréstimos e cartão de crédito para seus clientes, além de melhorar o relacionamento, permite que o dinheiro ‘gire’ em sua rede.”, analisa Felipe Correia, Arquiteto de Soluções na FCamara.

Para viabilizar a implementação de operações financeiras no varejo e driblar o cenário econômico flat, é preciso encontrar os parceiros certos, como a FCamara, multinacional brasileira e ecossistema de tecnologia e inovação, que possui a expertise e ferramentas certas para ajudar um varejista que deseja implementar as soluções financeiras e fazer o dinheiro girar dentro do próprio negócio.

Um dos caminhos é por meio da Jornada Full Digital Commerce, em que os especialistas analisam o estágio de amadurecimento digital da empresa e constroem uma jornada baseada em uma coleção de serviços personalizados para o momento digital de cada empresa.

A Jornada Full Digital Commerce é construída em etapas e a segunda consiste na implementação de soluções financeiras.

Uma dessas soluções é o Iniciador de Pagamentos, que permite que o cliente pague pela compra com o dinheiro disponível em sua conta corrente, que é consultada e debitada automaticamente, trazendo ainda mais facilidade e segurança para essas transações financeiras. 

Outro exemplo de solução financeira implementada durante a Jornada Full Digital Commerce é o pagamento por Boleto Digital, que chega na conta bancária do cliente automaticamente e é processado assim que a pessoa dá o aceite para formalizar a operação, sem qualquer custo adicional.

A FCamara já coleciona cases de sucesso na implementação de soluções financeiras para clientes em diferentes segmentos, como é o caso do Grupo JHSF, que tem em seu portfólio marcas como Hotel Fasano e Shopping Cidade Jardim.

Para alavancar a venda dos apartamentos de luxo durante a pandemia, o Grupo passou a oferecer um cashback que poderia ser utilizado nos outros empreendimentos de luxo da JHSF.

Esse case altamente disruptivo mostrou que é possível encaminhar o cliente para as soluções financeiras de maneira natural. “O digital permite tudo e a FCamara tem as ferramentas e o know-how para todos os cenários”, finaliza Correia. Para entender como a Jornada Full Digital Commerce pode levar o seu negócio para outro patamar, entre em contato com os especialistas da FCamara e experimente, consolide e inove em 2024.