Você já comprou o domínio na internet, tirou as ideias do papel e, quem sabe, até colocou o seu e-commerce no ar. Mas essa é só a primeira parte de um caminho bem mais amplo – depois das burocracias, chegou a hora de batalhar pelo mercado.
Quem começou recentemente no mundo das vendas online pode não saber, mas existem diversas peculiaridades nesse universo que atrapalham o desenvolvimento do negócio. Mas, se conhecidas com antecedência, elas não se tornam um bicho de sete cabeças – pelo contrário, melhoram o rendimento.
Abaixo, você confere alguns erros mais comuns de quem iniciou agora um e-commerce – e como resolvê-los. No dia 15 de setembro, a Sieve vai promover um workshop gratuito sobre os principais desafios de gerir um comércio eletrônico e quais as formas de driblar essas dificuldades.
Para mais informações sobre horários e inscrições, clique aqui.
Falta de ferramentas
Uma das reclamações mais recorrentes em e-commerces, a falta de ferramentas deve ser resolvida com planejamento: a pesquisa para arranjar as soluções mais adequadas à empresa precisa levar em conta o seu atual contexto, como qual estratégia adotada para o médio e longo prazo, expectativas de crescimento, concorrência, indicadores do mercado e pesquisas de mercado.
Algumas perguntas a se fazer:
- Qual o orçamento disponível?
- Existe alguma solução interna ou possibilidade de desenvolver internamente?
- Existem opções a serem contratadas no mercado?
- Quanto tempo demora até contratar ou desenvolver e ensinar as pessoas a usarem a ferramenta?
- Quais condições do contrato?
- Quem serão os “donos” das ferramentas (que ensinarão os demais, acompanharão se a ferramenta funciona, farão uma análise de retorno sobre o investimento na ferramenta, etc)?
- Quais os resultados esperados?
Falta de processos
Para dar um fim à falta de processos, o comerciante deverá identificar as operações mais críticas da empresa e as que costumam ter mais falhas e então executar uma análise crítica a fim de adotar padrões e guias para execução das operações em pauta.
Mais algumas perguntas a se fazer:
Quando e onde se inicia e termina cada processo?
Quem são os responsáveis?
Quais padrões devem ser seguidos?
Como lidar com exceções?
Quais os insumos necessários?
Quais indicadores servirão para avaliar os processos?
Ficou interessado em descobrir como funciona um e-commerce e quais as táticas para se destacar no mercado? A Sieve, em parceria com o E-Commerce Brasil, promove gratuitamente no próximo dia 15 o workshop “Sieve, Socorro!”.
A dinâmica, aberta ao público, irá abordar temas como precificação, marketing, estoque e concorrência, além de apontar os erros e acertos dos inscritos. Os participantes serão divididos em times que precisam fazer a gestão de lojas virtuais fictícias, competindo entre si.
Para mais informações sobre horários e inscrições, clique aqui.