Logo E-Commerce Brasil

Coronavírus: entregadoras da Amazon recebem auxílio do governo americano

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Dezenas de empresas que lidam com entregas de última milha para a Amazon receberam fundos do programa de alívio de coronavírus do governo americano, segundo reportagem do CNBC.

A Peregrine Express, Rapid Logistics, Systemize Logistics, Sheffield Express e Valdivia Logistics receberam pelo menos US$ 1 milhão em empréstimos, cada uma, enquanto dezenas de outros parceiros de entrega receberam cerca de US$ 350 mil.

Um representante da Rapid Logistics confirmou que recebeu um empréstimo do auxílio. A Amazon, Peregrine, Systemize, Sheffield e Valdivia não responderam aos pedidos da reportagem.

O programa Delivery Service Partner (DSP) da Amazon, lançado em 2018, é composto por pequenas empresas de entrega em todo o país, cada uma com redes de cerca de 40 vans e, às vezes, centenas de motoristas contratados. As empresas pegam pacotes nos postos de entrega da Amazon e os entregam na porta dos clientes.

O programa permitiu à gigante americana aumentar rapidamente seus recursos de entrega de última milha e competir com parceiros de remessa como UPS e FedEx. Ao terceirizar a entrega de última milha para centenas de pequenas empresas, a Amazon pode evitar muitos dos custos associados ao emprego e à manutenção de veículos.

O PPP foi criado para que pequenas empresas pudessem permanecer à tona e continuar pagando aos funcionários durante a crise econômica causada pelo coronavírus. Os empréstimos, distribuídos para 650 mil empregadores, podem ser perdoados se os destinatários gastarem a maior parte do dinheiro em manter sua folha de pagamento.

Amazon fatura, mas e as entregadoras?

A Amazon aumentou seu faturamento desde que a pandemia atingiu os EUA em fevereiro e março. As ações subiram 66% este ano e estão sendo negociadas em um recorde, graças à confiança dos consumidores na empresa por itens essenciais e mantimentos domésticos, bem como pelos crescentes negócios de computação em nuvem da Amazon.

Como os DSPs são menores e não são negociados publicamente, não está claro quanto do desempenho da Amazon chegou aos parceiros de entrega. A lei do auxílio exige que todos os mutuários atestem que “a incerteza das condições econômicas atuais torna necessária a solicitação de empréstimo para apoiar as operações em andamento do beneficiário elegível”.

Leia também: Amazon perde tráfego no mercado, mas permanece à frente da concorrência

As informações são do site americano CNBC