Apenas no primeiro semestre de 2020, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47%, o que fez com que vários setores se reinventassem diante de uma crise para suprir as necessidades dos consumidores. Entre eles, o setor logístico.
Muitas medidas foram tomadas para garantir a segurança dos envolvidos nos eventos logísticos, desde cuidados nas fábricas e armazéns até o momento em que o produto é entregue ao cliente final. Os avanços tecnológicos permitem opções cada vez mais seguras e práticas tanto para o consumidor quanto para o fornecedor.
A comprovação das entregas, por exemplo, já é realizada de forma digital e evitando o contato. No ano passado, a AgileProcess criou o NoTouch, uma ferramenta que possibilita a entrega sem contato entre entregador e cliente, a partir de um QR-Code enviado diretamente para o celular do recebedor.
A funcionalidade da ferramenta é simples: em toda entrega é enviado um SMS ao cliente com um link, em que é possível acessar o QR-Code para confirmar a entrega com seus dados e uma assinatura digital. Na sequência, outro QR-Code é utilizado pelo motorista para confirmar as informações e enviar ao transportador.
Sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo, apenas tendo acesso à internet, a ferramenta comprova as entregas com agilidade e de acordo com as recomendações da OMS, tornando-se então uma garantia para a empresa e mais um passo em direção a uma entrega rápida e segura.
Leia também: 38% dos portugueses são adeptos do comércio eletrônico, revela UNCTAD.