Empresas chinesas da internet 'intimidam' clientes com dados e algoritmos, denuncia associação
As empresas chinesas de internet têm violado os direitos dos clientes ao fazer uso indevido de dados pessoais e "intimidar" as pessoas para fazer compras e promoções, afirmou uma associação de consumidores apoiada pelo governo na quinta-feira (7).
A declaração da Associação de Consumidores da China (CCA) não menciona nenhuma empresa, mas ocorre em um momento em que Pequim intensificou o escrutínio dos gigantes da tecnologia, revertendo uma abordagem outrora laissez-faire para seu vasto espaço na internet.
“Os consumidores estão sendo pressionados por algoritmos de dados e se tornando alvos de intimidação técnica”, disse a associação.
As empresas devem parar de usar sistemas para escanear os dados pessoais dos consumidores e oferecer preços diferentes para produtos com base nessas informações, disse a associação.
Algoritmos que checavam o uso da internet e outros dados das pessoas e, em seguida, enviavam anúncios e promoções direcionados, privando os clientes de escolha, acrescentou.
Ainda segundo a instituição, alguns dos produtos e serviços promovidos por esses sistemas automatizados “violam a lei e a ordem pública e os bons costumes”.
Os “valores e conceitos morais dos consumidores podem até ser distorcidos por algoritmos e se tornar 'brinquedos' nas mãos dos operadores de plataforma”, disse o comunicado do CCA.