De origem familiar, a Mazé Doces foi fundada em 1999 pela mãe de Tirzah Teixeira de Freitas, co-fundadora. Um detalhe interessante: sua mãe, que à época era faxineira, encarou o desafio ao ser demitida após sua licença maternidade. Na Conferência MG 2024, ela contou a trajetória da empresa, que vende no online desde 2016.

Pouco antes da pandemia, a empresa havia realizado um grande investimento, e da noite para o dia se via precisando fechar mais de 80 pontos de vendas e desligar cerca de 80% dos colaboradores. Mas, pouco tempo depois percebeu um aumento exorbitante dos pedidos online de seus produtos, o que apesar de muito positivo levava o sobrecarregava o site, que constantemente caía.
Upgrade de plataforma
Em setembro de 2022, conheceram a Nuvemshop Next, e tudo o que Tirzah sonhava finalmente aconteceu — no ano passado, a empresa vendeu 50 toneladas de doces entre os canais físicos e online. “Isso foi possível devido a uma união de fatores. Além da plataforma, fizemos muitas pesquisas de mercado desde 2016. Para ter uma ideia, investimos em pesquisas até na França, para onde viajamos para entender e melhorar o processo de doces cristalizados”. Além disso, a executiva diz que otimizou o processo produtivo, sempre pensando à frente do que poderia vir a acontecer nesse mercado.
Essa antecipação de mercado levou a empresa a investir na produção de frutas cristalizadas inteiras (levou mais de 7 anos de pesquisas até ser feito). Foi em 2022, já no marketplace, que elas lançaram o produto na pré-venda da Black Friday e ele simplesmente explodiu em vendas.
Como a empresa vendeu R$ 320 mil de doces em um dia
“Quem quer ver Deus tem que morrer”, brincou Tirzah. Ela disse que o lançamento do produto cristalizado inteiro foi uma aposta e tanto, e elas perceberam o seu potencial. Então, seguiram vendendo o produto e construindo um bom relacionamento. Nesse caso, além dos clientes, investiram em muita sinergia com o marketplace e os Correios para poder escalar as vendas.
O relacionamento com o cliente, segundo ela, começou lá atrás, ainda com sua mãe. “Em 2018, ela começou um movimento de mostrar o processo de produção dos produtos e a contar sobre a empresa com vídeos no Instagram. Isso gerou conexão e transformamos o ato de comer um doce em algo especial. É preciso estar presente na vida dos consumidores.
Aquele pouco de sorte
Além disso, a Mazé Doces teve a oportunidade de ser apresentada no programa Globo Rural, o que resultou em ampla visibilidade e reconhecimento. “Apesar dessa ‘sorte’, dias antes do programa decidimos testar uma empresa de pagamentos fora do marketplace. O teste acarretou em um contratempo financeiro de cerca de R$ 500 mil”.
O problema, segundo ela, ocorreu devido ao alto volume de pedidos — a plataforma de pagamentos de interpretou de forma equivocada uma tentativa de fraude e não processou as vendas. Após o episódio, imediatamente a empresa retornou ao sistema de pagamentos da Nuvemshop.
Perdeu alguma palestra? A cobertura completa da Conferência MG está disponível no E-Commerce Brasil.