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Emirados Árabes, China e Turquia lideram vendas via smartphone

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo uma pesquisa do Paypal realizada em parceria com o Ipsos, que examinou o comportamento de 17.600 consumidores no mobile commerce em 22 países entre 2013 e 2016, a média anual de crescimento entre os países foi projetada em 42%, derrubando o crescimento do e-commerce em 13%.

Os pagamentos mobile cresceram significativamente ao longo dos últimos quatro anos e segundo o PayPal, o mobile agora é responsável por 20% de todo o volume de vendas na internet. Em 2010 esse índice era de apenas 1%.

Mobile Commerce: China, Turquia, Emirados Árabes lideram

De acordo com a pesquisa do PayPal, China, Turquia e Emirados Árabes lideram em densidade de vendas online e por smartphone. Os Emirados Árabes respondem por 24% de todos os gastos online. Já na China esse índice é de 21%, a Turquia fica em terceiro lugar com 19%.

Em termos de densidade em vendas via smartphone, mais de 68% dos e-consumidores chineses disseram que usaram seus dispositivos móveis para realizar compras no ano passado. O número é apenas um pouco menor que o número de consumidores árabes (57%) e turcos (53%). Nos Estados Unidos, apenas 31% disseram usar smartphones para comprar nos últimos 12 meses.

“China, Emirados Árabes e Turquia lideram o mercado de smartphone como um todo, mas também lideram smartphones em termos de densidade. Os consumidores norte-americanos ficam atrás, não porque não usam dispositivos móveis, mas simplesmente porquê possuem múltiplos dispositivos para acessar a internet – tablets, desktop, laptop – e usá-los para suas compras online”, diz Melissa O’Malley diretora global de vendas e cross border do PayPal.

33% dos consumidores online usaram smartphone para fazer uma compra

De acordo com pesquisa do PayPal, o crescimento de compras via smartphone vem dos jovens adultos. De maneira geral, um terço dos e-consumidores pesquisados disseram que usaram seus smartphones para fazer uma compra online nos últimos 12 meses. E o crescimento dos consumidores mobile tem sido conduzido pelos consumidores que usam smartphone com idades entre 18 e 34 anos (59% deles usaram esse dispositivo para comprar online).

Comparando empresas individuais com a média global, os Estados Unidos fica bem atrás. A média de número de consumidores nos EUA que compraram usando smartphones foi de 31%, o que coloca o país atrás do Reino Unidos (33%), França (36%), Espanha (34%), Suíça (32%), Rússia (34%). Israel (37%), Turquia (53%), Ucrânia (57%), Brasil (34%), México (46%), Austrália (33%) e China (68%).

Segundo O’Malley, essa diferença pode ser explicada pela diferença cultural. Em países como Turquia, Ucrânia, México ou China que têm os maiores índices de consumidores mobile, é uma tendência o uso de smartphones para esses fins. Nos Estados Unidos isto é dividido porque o consumidor americano tende a usar mais dispositivos. A tendência nas outras regiões é ter um dispositivo para todas as atividades, incluindo compras e socialização.

64% dos consumidores usaram aplicativos para comprar

Segundo o PayPal, 64% dos usuários de smartphone usaram aplicativos para comprar, enquanto outros 52% usaram os navegadores mobile. As razões citadas para as duas formas de compra foram: conveniência e rapidez. Conveniência foi citado por 35% dos usuários e rapidez por 30% deles. Confirmação de pagamento instantânea e lembretes no aplicativo para descontos ou cupons foram outras grandes razões citadas pelos entrevistados.

Investimentos mobile: um quadro do presente e futuro

A pesquisa do PayPal também mostra que entre 22 mercados globais, a taxa de investimentos mobile é projetada para crescer cerca de $190 bilhões nos próximos três anos. Os gastos com mobile em 2013 foram de aproximadamente $ 102 bilhões, e a estimativa é que alcance $291 bilhões em 2016.

36% dos consumidores disseram usar mobile para conseguir informação sobre o produto, 27% usam mobile para encontrar um negócio e 25% usam dispositivos para ler comentários em lojas ou produtos específicos.

Mas consumidores revelam que no futuro estão interessados em usar seus smartphones para mais tarefas centralizadas nesses dispositivos. Por exemplo, 16% disseram que estão interessados no sistema “toque e pague” no caixa usando smartphones, fazer pedidos usando um aplicativo ou browser (15%) e comparar preços enquanto compram na loja física (14%).

Qual o principal desafio no mobile commerce?

O PayPal também divulgou que a principal barreira para a expansão é o tamanho das telas. Enquanto esse cenário está mudando, principalmente nos Estados Unidos, com o lançamento do iPhone 6 Plus, muitos dos usuários de smartphone (39%) entrevistados disseram preferir usar um laptop ou desktop por causa do tamanho da tela e da funcionalidade do website. Segurança também foi outro fator apontado, bem como 21% dos pesquisados citaram problemas de segurança quando usam dispositivos móveis para comprar.

Os dados também mostram que mudanças nos smartphones e tablets são esperadas durante os próximos 12 meses. Dados do ano anterior mostram que os consumidores ainda estão concentrando nas compras online em 85% do tempo, com smartphones caindo 9% e tablets 5%. Mas nos próximos 12 meses a pesquisa aponta que as compras realizadas no computador vão diminuir 79%, enquanto as compras por smartphone crescerão 14% e tablets, 7%.

Fonte: Pymnts