A volta de Neymar Jr. ao futebol brasileiro não mexeu somente com o cenário dentro de campo. Para além de polêmicas, táticas e rivalidades, o retorno do atleta ao Santos Futebol Clube trouxe um alerta positivo para parâmetros financeiros do clube. A expectativa é que o e-commerce seja um dos segmentos mais movimentados com o acontecimento.

O ‘efeito Neymar Jr.’, aliás, já dá seus primeiros sinais na Baixada Santista. Um deles, por exemplo, foi a reativação da Santos Store, e-commerce oficial do clube. Com isso, uma série de produtos licenciados, incluindo a camisa do time com o nome do jogador, estão disponíveis para compra.
Outra prática conhecida entre clubes de futebol e diversas modalidades, o programa de sócios, chamado no alvinegro praiano de “Sócio Rei”, também conta com bons números de imediato. A categoria Black, mais cara, por exemplo, está esgotada.
De acordo com relatório anual do programa, em relação a 2024, o Santos faturou R$ 20,9 milhões, crescendo 42% em relação ao ano anterior. Agora, disputando à Série A do futebol nacional e somando Neymar Jr. ao plantel, a expectativa é que os índices de 2025 sejam positivos.
Marcas
Outra prova do impacto do jogador nas receitas do e-commerce como um todo veio de anúncios externos ao Santos. Isto porque, no dia em que a volta de Neymar foi oficializada, Netshoes e Mercado Livre anunciaram ações de venda baseadas no craque.
“O Mercado Livre registrou um aumento de 52% na venda de itens esportivos em relação ao mesmo dia da semana anterior, evidenciando o impacto positivo de campanhas integradas e conectadas ao momento do consumidor”, comenta o marketplace em resposta à redação do E-Commerce Brasil sobre o “efeito Neymar” nas vendas.
Enquanto a primeira plataforma divulgou a pré-venda de uma camiseta comemorativa, a segunda lançou um cupom especial com nome e número que Neymar vestirá nesta temporada pelo Santos. A medida, aliás, contrasta com o fato do primeiro gol dele ter acontecido no Pacaembu, que foi renomeado com o nome do Mercado Livre recentemente.