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E-commerces mais acessados no Brasil são Mercado Livre, Amazon e OLX, segundo Semrush

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

De acordo com estudo, Principais sites no seguinte país: Brasil (varejo), realizado pela Semrush, o e-commerce mais visitado do país foi o Mercado Livre. O site apresentou um total de 286 milhões de acessos mensais. 

Pessoa realizando pesquisas no celular
Imagem: reprodução

Anunciando as 20 plataformas mais visitadas pelos brasileiros, a plataforma de marketing digital analisou diferentes tipos de tráfego, incluindo: 

Direto: tráfego obtido a partir de links diretos na barra de navegação, favoritos ou links direcionados, como por exemplo, PDF’s ou documentos de Word;

Referência: visitas através de hiperlinks em domínios diferentes, sem considerar redes sociais;

Pesquisa: cliques em links originais dos mecanismos de busca, como Google ou Bing;

Redes sociais: visitas que acessam os e-commerces através de links em plataformas como Facebook, Pinterest, Instagram, YouTube, etc;

Pago: acessos ao site por meio de anúncios pagos do Google Ads.

Destaques da pesquisa

Em segundo lugar, a Amazon conquistou em torno de 260 milhões de acessos. Quando comparado ao mesmo período de 2022, que computou 193 milhões de visitas, houve um crescimento de 30,7%.

Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil, detalhou: “a Amazon tem apostado em estratégias que fidelizam tanto vendedores quanto consumidores. Para vendedores, o marketplace é um bom canal de exposição de produtos e vendas, enquanto para o consumidor a associação com outros produtos, como o Prime, gera fidelização e benefícios diretos como frete grátis”.

Fechando o top três, a marca OLX registrou 134 milhões de visitas mensais, um aumento de 16% para a empresa.

Resultados inusitados

Ademais, as principais marcas asiáticas não apresentaram variações significativas em suas posições no ranking. AliExpress (4° posição), Shopee (6° posição) e Shein (19° posição) ainda expressam crescente popularidade no Brasil. 

“O ranking mostra como o e-commerce brasileiro está cada vez mais globalizado. Com a grande presença de empresas da América do Norte, Europa e Ásia no país, os marketplaces nacionais e regionais terão que investir em estratégias para competir com a concorrência“, alertou Casagrande.

Vale ressaltar que, a Americanas sofreu uma queda de 46,4% no tráfego de 2023 em comparação à 2022. Submarino, marca irmã, apresentou uma queda mais expressiva de 71%. 

Com informações de: Semrush e Mercado&Consumo