Logo E-Commerce Brasil

E-commerce se consolidou nos últimos 20 anos, mas ainda tem desafios, diz André Shinohara

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Em meio a um cenário de instabilidade econômica, o e-commerce continua crescendo, sendo responsável pela geração de novos empregos e pela geração de renda do país e se consolidando como peça-chave da economia brasileira – hoje o país já é considerado o mais importante de sua região nas vendas online. Não por acaso, muitos varejistas e profissionais estão comemorando os 20 anos do comércio eletrônico no Brasil com otimismo (veja nossa reportagem especial aqui) e também buscando novas formas de inovar seus negócios.

O VP de Operações da Máquina de Vendas, André Shinohara aponta a melhoria do acesso à internet, das operações logísticas, de forma geral e a consolidação dos meios de pagamento como o cartão de crédito como alguns dos fatores que mais contribuíram para a evolução do comércio eletrônico no Brasil. “O Brasil é um país de grande capilaridade e intenso volume de vendas. Esta foi uma das principais razões para que eu apostasse no e-commerce anos atrás”, disse Shinohara.

Além da constante busca pela inovação do negócio, o empreendedor de e-commerce precisa prestar atenção ao timming do lançamento de novos produtos para estar em sintonia com o mercado e também melhorar a experiência omnichannel do consumidor. “Os sites e as redes sociais, por exemplo, evoluíram pouco quanto à interação com o consumidor. A grande pergunta é como vencer essas barreiras e construir de fato um modelo omnichannel que entenda que o consumidor é apenas um”, aponta.

E-commerce se consolidou nos últimos 20 anos mas ainda tem desafios diz André Shinohara

Shinohara é considerado um dos profissionais pioneiros do comércio eletrônico. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e com MBA pela Ibmec Business School, Shinohara traz no currículo passagens por grandes empresas, como o Submarino – onde atuou como diretor Comercial e de Marketing, Phillips, na qual foi diretor de Vendas, Privalia onde foi Country Manager e Fast Shop, onde atuou como Diretor Executivo de Negócios e Canais Virtuais. Ele também esteve presente no Fórum E-Commerce Brasil 2015. Veja mais detalhes aqui.

Assista a entrevista com o André aqui.

Fórum E-Commerce Brasil

Data: 28 e 29 de Julho
Local: Transamérica Expo Center. Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Inscrições: Em breve pelo link: http://www.ecommercebrasil.com.br/forum2015/