Conectar agricultores do mundo inteiro e simplificar o processo de exportação agropecuária é o objetivo da startup Agroplace, lançada na última semana no Brasil. Disponível em 14 países até o momento, a plataforma funciona de forma parecida com um e-commerce, onde os produtores podem comprar e vender diferentes tipos de produtos dentro de 16 categorias e 300 subcategorias diferentes.
De acordo com Luiz Anderson Oliveira, fundador e diretor da empresa, o Agroplace foi projetado para atender tanto aos grandes produtores quanto aos pequenos que desejam uma porta de entrada para o mundo das exportações. “Muitas vezes a exportação se torna algo difícil para o pequeno agricultor por conta da distância e das barreiras de contato com compradores de outros países. Queremos facilitar esse processo ao disponibilizar um mercado agropecuário aberto 24h por dia no mundo todo”, afirma Oliveira.
Ao anunciar um produto no site, o vendedor especifica os termos e detalhes da venda, como preço e local de origem da mercadoria, e em seguida aguarda pelo interesse dos compradores. Antes de fechar a transação, o interessado deve passar pela aprovação do anunciante, que pode autorizar ou não o negócio. Todas as transferências financeiras são feitas online por meio de um sistema digital de pagamentos que assegura o câmbio entre diferentes moedas. Como comissão, o Agroplace fica com 1% do valor final acordado entre as partes. Ainda não existe na plataforma um seguro para a venda, mas a startup já está em negociação com outras empresas para tentar garantir em breve essa funcionalidade aos cadastrados.
Hoje, a plataforma conta com mais de 700 usuários. Os agricultores interessados podem se cadastrar de forma gratuita no Agroplace, mas precisam obrigatoriamente ter um CNPJ. Para quem pretende exportar produtos de origem animal, é necessário ter chancela do Serviço do Serviço de Inspeção Federal e estar presente em listas de empresas autorizadas pela Anvisa.
Fonte: Globo Rural