
Originária de uma parceria entre o E-Commerce Brasil e a Infracommerce, uma pesquisa visando compreender os principais desafios na integração de múltiplos canais de vendas do e-commerce D2C foi desenvolvida.
Abrangendo diferentes segmentos como prestação de serviços (14%), bens de consumo (13%), alimentos e bebidas (11%) e varejo em geral (11%), a pesquisa contempla a diversidade de experiências com relação aos canais para distribuição dos produtos.
Principais resultados
Analisando as principais respostas dos entrevistados, primeiramente sobre o modelo de vendas, a maior porcentagem (77%) correspondeu a venda direta ao consumidor.
A segunda opção, mais trabalhada entre as empresas entrevistadas, foi a venda por atacado para outras empresas ou varejistas com 39%. Acompanhando os destaques, as vendas por representantes comerciais ou consultores de vendas totalizou 35%.
Em primeiro lugar, assegurar que o tempo de resposta seja rápido em todos os pontos de contato aparece com 34%. Em seguida, promover uma navegação fluida e intuitiva nas diferentes plataformas, personalizar a experiência para atender expectativas específicas de cada cliente e garantir a consistência da comunicação e imagem da marca em todos os canais aparecem, respectivamente, com 23%, 23% e 21%.
Analisando como assegurar uma experiência de compra fluida, as empresas detalham os essenciais para uma interação de sucesso com o usuário:
– Análise de dados e inteligência de negócios, 69%;
– Tecnologia de informação, 68%;
– Atendimento ao cliente, 66%;
– Departamento de marketing, 54%;
– Logística e cadeia de suprimentos, 48%.
O futuro do e-commerce D2C
Encerrando o estudo, as organizações explicaram como estão se preparando para as tendências na integração dentro do e-commerce D2C. Novamente, era possível selecionar mais de uma opção que encaixasse com a realidade da companhia.