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Dia dos Pais: Brasil registra alta de 34% nos cliques e 73% nos pedidos de eletrônicos

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Cada vez mais relevante para o universo de vendas online, o Dia dos Pais no Brasil vem apresentando constante crescimento em categorias diversas do e-commerce. Levantamento da Rakuten Advertising relativos à sua rede de afiliados durante a quinzena que antecedeu a data especial nos últimos três anos – de agosto de 2019 a agosto de 2022 — constatou uma alta no ticket médio dentre os anunciantes que geraram mais vendas no período. 

Em 2022, esse grupo registrou um aumento geral de 8% nos valores médios gastos por cada consumidor em relação à média dos anos anteriores (de 2019 a 2021). Considerando as maiores variações de ticket médio, as categorias de Beleza e Cuidados Pessoais e Eletrônicos foram as mais procuradas pelo consumidor, com altas de 24% e 30%, respectivamente. 

As categorias de Beleza e Cuidados Pessoais e Eletrônicos foram destaque no Dia dos Pais 2022. Imagem: Freepik

Em relação ao volume de pedidos, a categoria Eletrônicos foi o grande destaque, com uma alta expressiva de 73% em comparação com a média dos últimos dois anos. A vertical Melhoria do Lar e Decoração também apresentou uma performance significativa no mesmo quesito, com crescimento de 51%. Já em relação aos cliques, o destaque foi na vertical Saúde e Bem Estar, com um aumento de quase 200% no período.

Outro insight do levantamento aponta que o interesse em encontrar o presente ideal para o Dia dos Pais cresce tanto no Brasil quanto no mundo. A rede brasileira de afiliados da Rakuten Advertising registrou o maior crescimento em cliques nos últimos três anos, com alta de 34% durante a quinzena anterior. Também foi registrado aumento nos cliques na Inglaterra (+22%) e nos EUA (+3,8%).

“O desempenho das vendas online motivadas pelo Dia das Pais, somado à maior confiança no e-commerce e a benefícios como entregas rápidas, teve forte impulso do marketing de afiliados e novamente deixa clara a crescente digitalização do consumo por um grupo ainda mais amplo e diverso de consumidores no país”, afirma Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.. “Esse movimento, que já havia sido registrado no Dia das Mães, com alta de mais de 130% nas vendas online desde 2019, continua a se mostrar relevante nesse segundo semestre de 2022”, complementa.

O marketing de afiliados é uma modalidade de publicidade online na qual uma rede parceira de produtores de conteúdo divulga, em seus próprios canais, produtos e serviços dos anunciantes em troca de comissão por venda, volume de cliques ou outra ação específica.

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