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Dia do consumidor: principais tendências para o varejo digital, segundo Nubimetrics

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Mulher segurando muitas sacolas de compra
Imagem: reprodução

Em antecipação para o dia do consumidor, 15 de março, a Nubimetrics analisou quais os produtos e tendências mais procurados online e que podem ser esperados como destaques para as empresas e empreendedores. 

A data, em 2023, movimentou em torno de R$ 618,7 milhões no varejo digital, segundo estudo da Neotrust. 

No ano passado, as buscas se concentraram em tênis; porém, para este ano as expectativas giram em torno de sapatos femininos, especialmente sandálias, segundo a pesquisa. Outra tendência, mapeada pela Nubimetrics, foram os protetores de calçados e capas protetoras impermeáveis – ambos são destaques nas buscas dos consumidores. 

Categorias em destaque

A categoria de beleza e cuidados pessoais aparece em alta, impulsionada pela tendência do autocuidado. Um dos produtos em evidência são os vaporizadores, tanto faciais quanto para cabelos. 

Juliana Vital, global chief revenue officer da Nubimetrics no Brasil, detalha: “identificamos uma demanda significativa nessa área, com produtos relacionados ao cuidado facial e corporal sendo cada vez mais procurados. As preferências dos consumidores estão voltadas para itens que promovem bem-estar e autocuidado aliados a boas promoções”.

Outro nicho de destaque, entre os clientes, são os acessórios e produtos de cozinha. Apesar da data possuir um impacto comercial forte, itens menos essenciais têm sido mais procurados pelos consumidores.

Alguns dos produtos são pesquisados por meio de palavras chaves genéricas como, por exemplo, termômetro culinário ou termômetro de cozinha.

Colaborando com as datas comemorativas

Ocorrendo 15 dias antes da páscoa, o dia do consumidor funciona também como um auxiliar na antecipação das compras de chocolates. A procura pelos ovos de páscoa cresceu em março por meio de descontos e promoções, detalha a pesquisa.

Outro destaque são barras de chocolate de 2kg usadas por confeiteiros na produção dos ovos e bombons. Essa tendência aparece como uma oportunidade para pequenos e médios empreendedores que podem promover descontos nas compras antecipadas.

“O dia do consumidor se firmou no calendário brasileiro entre as datas que privilegiam bons preços e vantagens no pagamento. Os brasileiros estão procurando por produtos com mais valor agregado e preços competitivos no mês de março”, finaliza Vital.