Logo E-Commerce Brasil

Dia das Crianças promove alta de 2,3% no varejo de São Paulo, de acordo com Serasa Experian

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Através do Indicador de Atividade do Comércio, da Serasa Experian, a empresa concluiu que o varejo físico brasileiro aumentou 2,5%, resultado ocasionado diretamente por conta do dia das crianças. 

Gráfico da empresa Serasa Experian sobre dia das crianças
Imagem: reprodução

O estudo evidenciou uma alta de 2,3% na atividade comercial em São Paulo durante a semana avaliada – de 05/10 a 11/10/2023 – quando comparada ao período de 2022. 

Ademais, o fim de semana quando analisado sozinho apresentou um crescimento de 2,6% no comparativo entre anos.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, afirma estar confiante acerca das próximas datas comemorativas: “após registrar uma queda de 2,8% na última data comemorativa, que foi a do Dia dos Pais, o consumidor demonstrou mais fôlego e disposição para gastar graças à retração da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Com uma contínua queda desses indicadores, podemos considerar um bom presságio para as vendas do Natal”.

Metodologia

Aferido desde 2006, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, se sustenta sob o volume de consultas mensais de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.  

As consultas dos estabelecimentos têm as médias aparadas, com cortes de 20% em ambas as extremidades da base, para cada um dos estabelecimentos comerciais. 

Ademais, as taxas de crescimento são ponderadas de acordo com os pesos determinados pela Pesquisa Mensal de Comércio Varejo Ampliado, do IBGE.