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Dia da Mulher impulsiona e-commerce brasileiro após quatro meses de baixa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Levantamento da Conversion mostra que o Dia da Mulher gerou um impacto muito positivo para o setor de e-commerce. Segundo dados, após uma queda de quase 15% em fevereiro, o número de acessos online subiu 8% no mês seguinte, alcançando 2,31 bilhões de visitas únicas. Trata-se da primeira alta no tráfego do comércio eletrônico do país em quatro meses — puxada principalmente pelos acessos via web (9,2%).

Foto de uma jovem sorrindo segurando um smartphone em uma mão e olhando para um cartão de crédito na outra mão
Dentro do estudo da Conversion sobre o Dia da Mulher, o setor de marketplaces cresceu 9% no mês, atingindo 989,5 milhões de visitas

O impacto do Dia da Mulher se vê melhor pelos setores mais acessados em março: o de Presentes e Flores registrou o melhor desempenho, subindo 17%. Em um artigo de Clóvis Souza, detalhes como a logística pode ser o diferencial de vendas para quem atua neste setor. “Uma dica é apostar em embalagens e caixas apropriadas para que cada flor chegue intacta e perfeita na casa do consumidor. Compartilhar sugestões de cuidados e preservação com o público amplia sua durabilidade e, de quebra, estreita o relacionamento com o consumidor”, recomenda.

Joias e Relógios também cresceu significativamente (13,3%), de acordo com o relatório. Neste caso, embalar corretamente os produtos, utilizando pacotes que comportem o objeto sem deixar muito espaço, ajuda o lojista a oferecer fretes mais baratos. Clóvis Souza, responsável por essa dica, ainda recomenda: “Investir no transporte regional e personalizado também funciona. É importante viabilizar parcerias locais que garantam entrega rápida, com veículo apropriado para cada pedido”.

Crescimento do marketplace

Dentro do estudo da Conversion, o setor de marketplaces cresceu 9% no mês, atingindo 989,5 milhões de visitas. Muito desse aumento é resultado da procura por presentes do Dia da Mulher. Se você ainda tem dúvidas sobre vender ou não nessas plataformas, Rodrigo Garcia Petina publicou recentemente um conteúdo falando sobre o futuro dos marketplaces.

Para ele, os marketplaces têm um futuro promissor no país, mas é preciso estar atento a alguns detalhes para ter êxito nas vendas. Um desses pontos é a mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes nesses ambientes online.

No Dia das Mulheres, sites asiáticos estão entre os mais acessados

Ainda que Mercado Livre e Amazon tenham despontado no país como as plataformas mais acessadas (o Mercado Livre chegou a 340 milhões de acessos em março), os sites chineses ganham cada vez mais espaço no país. Hoje, além da Shopee, a AliExpress já se consolidou na quinta colocação entre as mais visitadas, subindo seus acessos em 14% no mês passado.

Com 82,2 milhões de visitas, ela vê a chinesa Shein se aproximar, com 75,9 milhões (ocupa a sexta posição). Neste artigo, Cláudio Dias traça um raio-x dos dois marketplaces chineses, destacando cada particularidade de cada um. Comissão, marketing, logística… Veja se (e em qual) vale a pena comercializar os produtos da sua empresa.

Por fim, o levantamento mostra que, no Share of Search (parcela de busca de uma marca dentro da categoria de consumo em que ela atua), a Amazon retomou a ponta da lista geral. No mês do Dia da Mulher, a empresa reuniu 49% das buscas do setor de marketplaces no Google e seguiu como o melhor desempenho geral. Por falar em Amazon, vale conferir o artigo de Paulo Madureira, que faz um paralelo entre os marketplaces e a modernidade líquida do filósofo e sociólogo Zygmunt Baumann.