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Dia da Mulher: entregadora enfrenta coronavírus e se torna inspiração na China

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Os trabalhadores de entrega da China têm sido uma tábua de salvação para milhões de consumidores domésticos, que confiaram em aplicativos de entrega online durante a expansão do coronavírus. O medo da doença já havia deixado desertas algumas das cidades mais movimentadas do país, com zunido dos motoristas de entregas em suas motos sendo o único sinal de vida nas ruas vazias.

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Conversamos com Shang Xinyuan, de 35 anos. Ela é uma das trabalhadores da entrega que ajudou a manter os suprimentos fluindo na cidade de Shenzhen (região sul) durante o surto de coronavírus. Jovem e mãe de dois filhos, ela é uma entre os milhões de motoqueiros — entre eles, apenas 9% são mulheres — registrados no aplicativo de entregas Ele.me. Shang foi recentemente reconhecida pela plataforma como a piloto com melhor desempenho da cidade no ano.

O que o levou a se tornar uma piloto de entregas no app?

Eu sou da cidade de Henan, mas moro em Shenzhen desde que me mudei para cá depois do ensino médio para trabalhar em uma fábrica da Foxconn. Foi onde eu conheci meu marido. Quando nosso primogênito tinha cerca de três anos, eu queria encontrar um emprego mais flexível e com mais liberdade para cuidar dele em casa.

Comecei a trabalhar em tempo parcial como piloto do Ele.me, mas só lidava com pedidos nos horários de pico de entrega. Como o custo de vida é muito alto em Shenzhen, vi que quanto mais pedidos eu entregasse, mais renda eu poderia fazer. Então, em janeiro de 2019, tornei-me funcionário em período integral.

Quais desafios você se viu enfrentando durante o surto de vírus?

Nossos pedidos caíram quando o vírus chegou, enquanto as vendas do supermercado da Alibaba, o Freshippoaumentaram. Eu era uma das seis pilotos da nossa estação que ajudaram a lidar com as entregas da Freshippo em tempo integral para aliviar a pressão. Foi também uma oportunidade de aumentar nossos salários.

As pessoas compravam grandes quantidades de cargas pesadas, pois não podiam sair durante o surto. Antes, uma embalagem grande poderia levar até três pedidos de clientes, mas agora um pedido de um único cliente pode ocupar até três caixas. Uma vez entreguei nove pedidos de uma só vez na chuva, carregando-os na frente, nas costas e nos dois lados da minha scooter. Era difícil manter o equilíbrio, e eu tive que andar muito devagar — a viagem durou uma hora — mas os clientes foram muito pacientes e compreensivos. Entregar para a Freshippo também demandava mais tempo do que para o Ele.me, pois precisávamos ajudar a embalar e a rotular as compras. Cortei seriamente (e muitas vezes) as minhas mãos por conta das embalagens.

Durante esse período, os clientes também ficavam preocupados em entrar em contato conosco — nós também nos preocuparíamos no lugar deles. Não havia ninguém além dos ciclistas nas ruas, que costumavam estar cheias de carros e pessoas se movimentado. Isso foi muito perturbador de se ver.

O que a motivou a avançar apesar dessas dificuldades?

No começo, meu pai ligava e me pedia para deixar esse emprego. Eu disse a ele para não se preocupar e que estávamos usando máscaras protetoras, luvas e verificando a temperatura do corpo todos os dias. Ele não falou mais sobre isso, embora meu irmão me dissesse que nosso pai chorava toda vez depois que conversávamos ao telefone.

Mas ele entendeu que essa era minha responsabilidade e que eu não podia simplesmente deixar um emprego diante das adversidades. Se eu persistisse, as famílias poderiam comer uma refeição quente ou obter os suprimentos que, de outra forma, não poderiam ter.

Shang Xinyuan trabalha das 9h às 21h para garantir que as entregas cheguem aos clientes

Os funcionários da Ele.me se referem a você como uma “campeã de entregas”. Você também ganhou o prêmio principal para a área de Shenzhen este ano, ocupando o primeiro lugar no desempenho geral, desde o número de entregas até a classificação de clientes. Qual é o seu recorde pessoal?

Meu registro pessoal é de 67 pedidos entregues em um dia. A média é de cerca de 50. Quando um cliente faz um pedido, quero entregá-lo o mais rápido possível. Eu sou de Henan, onde somos conhecidos por falar alto. Os donos das lojas sempre ouvem minha voz antes de me verem. Quanto mais cedo eles ouvirem meu número de pedido, mais rápido poderão prepará-lo para mim.

Talvez essa seja uma das razões para me escolher para o prêmio. Eu nunca imaginei que receberia um reconhecimento como esse — era um momento de pico para mim. Eu tenho apenas a graduação do ensino médio. Depois do meu trabalho na fábrica, passei sete ou oito anos em casa cuidando dos meus filhos. Na época eu me sentia completamente desconectada da sociedade e ficaria grata por qualquer trabalho que me permitisse ganhar US$ 14 por dia. No Ele.me, ganhei cerca de US$ 1.400 por quatro meses seguidos no ano passado, muito mais do que em uma fábrica, que paga entre US$ 560 e US$ 840 por mês.

Como é um dia típico para você?

Meus filhos acordam para a escola às 6 da manhã, depois tomamos café da manhã. Normalmente, trabalho das 9h às 21h. Eu como enquanto espero os comerciantes prepararem seus pedidos, não perco tempo. Normalmente almoço dois pãezinhos com carne de porco e um copo de leite de soja.

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, que celebra as conquistas das mulheres em todo o mundo. O que isso significa para você e as mulheres que conhece?

Quando eu trabalhava na fábrica, as funcionárias só podiam verificar produtos na linha de montagem. Ficamos lá o dia inteiro e só podíamos nos afastar para almoços e intervalos para banheiros. Mas colegas do sexo masculino que podiam lidar com tarefas pesadas podiam se movimentar. Eu invejava essa liberdade.

As mulheres têm um status mais alto agora. Quando me casei, pensei que não teria voz na família e que meu marido tomaria todas as principais decisões. Hoje é totalmente o oposto. Acabo tomando as grandes decisões em casa, enquanto ele decide as coisas menores.

No trabalho, gosto muito da atmosfera de apoio da equipe. Somos uma das maiores equipes de entrega em Shenzhen: temos cerca de 100 pessoas e três delas são mulheres — inclusive eu. Nossos colegas se esforçam para cuidar um do outro. Também gosto da maneira como as pessoas param para conversar no posto de entregas. Mesmo quando ocupados, sempre nos cumprimentamos quando nos vemos.

Do que você tem mais orgulho?

Minha melhor decisão foi casar com meu marido e criar nossos dois doces e maravilhosos filhos.

Qual é o melhor conselho que você já ouviu ou um mantra que você vive?

Você tem que assumir a responsabilidade por sua vida e trabalhar da melhor maneira possível. Se você trabalhar duro, a vida se tornará melhor. Você não pode simplesmente esperar uma oportunidade cair no seu colo. Saia e encontre — ou até crie suas próprias oportunidades.