Logo E-Commerce Brasil

Destaques sobre otimização omnichannel na NRF 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

“60% de todos os consumidores querem comprar na loja física e os consumidores gastam seis vezes mais na loja física do que quando estão comprando no online”, anunciou Bal Dail, presidente do conselho e CEO do JDA Software, ao abrir a sessão de palestras da tarde do último domingo na NRF Big Show.

Dail chamou a atenção da platéia salientando que o varejista não está mais no comando, e só vai sobreviver se seguir a liderança do consumidor. E o que o novo consumidor quer? Integração total das ofertas omnichannel. “Os varejistas bem sucedidos do futuro devem mesclar omnichannel em toda a linha e no interior da loja”, disse Dail. “Digital e mobile são melhorias, e não canais separados da loja física”.

Segundo James Curleigh, presidente da Levi Strauss, o segredo é focar no casamento entre inovação e métodos de gestão já testados e comprados pelos varejistas. “Concentre-se no essencial e faça mais”, disse. Para os varejistas prosperarem em 2015 ele aconselha que eles expandam seus limites.

Já Bill Simon, CEO e fundador do Walmart, surpreendeu a todos dizendo que deixará o Walmart em Julho e será sucedido por Greg Foran em Agosto. Simon abriu sua fala dizendo que “como pure-player de e-commerce estamos começando a ver um pico de vendas”.

Ele também falou sobre a dimensionalidade de ver um produto online e como o crescimento verdadeiro, em cada canal, depende da interação com o varejo físico. “O negócio agora online sofre com a falta de interação social e sensorial. De fato, os vencedores do varejo em 2015 serão aqueles que aprenderem como usar a tecnologia para testar e entregar bons produtos com bons preços e um bom serviço ao consumidor”.

Para R. B Harrison, Chefe de Omnichannel da loja de departamento Macys, o segredo é acompanhar o seu consumidor e assim traçar novas estratégias de investimento. “Nós temos que continuar nos mexendo e continuar nos envolvendo com o consumidor, se ele compra diferente, não podemos tomar as mesmas decisões que tomávamos no passado. Temos que escolher ciclos de investimento de forma diferente. Gastamos centenas de dólares investindo em tecnologia para nos capacitar para isso”, disse. 

Brent Kirby, Chefe de Omnichannel da Lowes, loja de decoração para casa, disse que a palavra-chave para a otimização do omnichannel é “velocidade”. “A venda omnichannel envolve competências e também a conectividade entre os sistemas de nossos consumidores e os nossos “pontos de contato” com eles. Mas acredito que rapidez é a palavra, e a velocidade de conectividade é a chave para continuarmos nessa jornada”, comentou.

Diane Ellis, presidente e CEO da The Limited, varejista de moda americana, a próxima revolução acontecerá muito rápido. “Será muito importante saber como a nossa cliente vai engajar com a nossa marca, particularmente em nosso segmento de moda”, acrescentou.

Veja abaixo o vídeo da NRF com alguns destaques sobre otimização do omnichannel (em inglês):

Com informações de: Fierce Retail e NRF