Líder do time criativo da GhFly, João Bruno Werzbitzki, fala no "The Future of E-commerce 2021 | Social"[/caption]
Para o líder do time criativo da GhFly, João Bruno Werzbitzki, a principal mudança se dá na forma como as pessoas transferem ações e jeitos de viver para as redes sociais, onde, muitas vezes, a vida real e virtual se misturam. “Para quem deseja comunicar, vender e se relacionar [esse movimento nas redes sociais] é ótimo porque nunca se teve tantas possibilidades”, pontua o Head de Content e Creative durante sua palestra no "The Future of E-commerce 2021 | Social", evento desta quinta-feira, 4, promovido pelo E-Commerce Brasil.
Novos comportamentos também implicam em alterações na jornada do consumidor. Com a intensa presença virtual, os consumidores passam a controlar totalmente o caminho que percorrem na jornada de compras, e os pontos de contato se multiplicam, conforme avalia Werzbitzki. “A jornada é menos linear e multicanal. As pessoas se movimentam por canais e dispositivos como bem entendem, sem obstáculos”.
Nesses caminhos, as redes sociais aparecem com força. O Instagram, por exemplo, é uma ferramenta muito procurada por quem busca referências (forte no segmento de moda e decoração); já o YouTube funciona bem com vídeos comparativos e de testes; enquanto isso, o WhatsApp é usado para trocas de experiências e impressões com as pessoas.
“Contar com a estratégia adequada nos permite impactar nossos públicos em diferentes etapas e ainda temos a possibilidade de personalizar o conteúdo de todas essas redes para ter um melhor resultado”, explica Werzbitzki.
No entanto, ele pondera, informando que a criatividade continua sendo a chave para o sucesso. “Tudo é importante, mas ter um time criativo forte é fundamental para quem quer ganhar relevância”. Caso contrário, “você vai ser obrigado a investir muito mais em mídia para atingir o resultado que deseja”.
5 práticas fundamentais para suas redes sociais
1 - Planejamento: “Parece obvio, mas não é todo mundo que faz”, explica o profissional da GhFly. Definir exatamente os objetivos, as métricas e indicadores, traçar o budget de comunicação para as redes sociais, fazer testes de conteúdos e ações de comunicação são algumas das dicas para essa etapa. 2 - Seja Data Drive: Aproveite os dados que sua empresa já possui e explore novos. Vá além das métricas universais e se informe por meio de pesquisas, benchmarks, social listening, ferramentas de insights e tendências. Existem várias ferramentas gratuitas para essas consultas, como o Google Trends ou a Biblioteca de Anúncios do Facebook. “O ideal é saber utilizar os nossos históricos, o do mercado e dos concorrentes para prever ações futuras”. 3 - SAC também é conteúdo: “Quem souber fazer do SAC uma fortaleza, vai sair na frente”, reforça Werzbitzki. Ter uma equipe preparada para responder com qualidade, tirar lições, oportunidades e insights dessas interações e monitorar se há algum cliente insatisfeito são pontos fundamentais. 4 - Seja Client First: Novos comportamentos de consumo exigem que as marcas dediquem uma ateção cada vez maior aos clientes. É preciso se adequar às necessidades dos clientes para não perder para a concorrência. 5 - Crie seus conteúdos sempre Mobile First: Seu público vai interagir pela tela do smartphone. Pense em formatos verticais, objetividade na mensagem, adequação de layout e interatividade. Leia também: O fim dos cookies de terceiros e a importância dos dados primários ao e-commerce
Por Marina Teodoro, da redação do E-Commerce Brasil.