Em parceria com o E-Commerce Brasil, a Validity conduziu uma pesquisa sobre os desafios que o marketing B2B e o B2C enfrentam para alcançar seus consumidores.
B2C
Para os vendedores do mercado B2C, 46% afirmaram que o e-mail marketing é gerenciado por uma equipe de dentro da empresa.
Na faixa dos 23%, duas respostas: os que responderam que não é o foco da empresa no momento e os que afirmaram que os e-mails são gerenciados por outra equipe.
7% afirmaram que é responsabilidade do próprio respondente da pesquisa.
Além disso, 23% dos lojistas acreditam que as recentes mudanças da Apple com a proteção de privacidade de e-mail vai impactar as estratégias e-mail marketing de maneira significativa. Para 23% não haverá impacto e 15% acham que o impacto será moderado.
Os 38% não souberam responder.
53% afirmaram não saber se a empresa para qual trabalham está preparada para o impacto desta nova política de privacidade da Apple. 36% acreditam não estarem preparados e 7% acreditam que estão.
B2B
Para os lojistas que atuam com B2B a pesquisa focou no uso de um sistema CRM. 60% dos lojistas afirmaram que quem faz a manutenção dos dados é o time de vendas.
Para 40% quem faz essa manutenção são administradores focados em CRM. Podendo assinalar mais de uma alternativa, 20% disseram que o time de marketing também cuida dos dados.
Quando questionados sobre as dificuldades, 80% dos lojistas afirmaram que os dados incompletos são o principal entrave para usar o sistema de CRM plenamente.
60% assinalaram dados incompletos e 40% dados antigos.
Com relação aos cuidados com os dados, 40% afirmaram que para alcançar a qualidade ideal para o uso do CRM, a empresa completou o que estava faltando de informações com dados de terceiros.
Outros 40% disseram que usaram processos manuais para identificar e corrigir problemas.
20% fizeram uma limpeza dos dados antes de serem importados para o sistema.
Por fim, 60% dos lojistas creditam como alto o nível de confiança e segurança do sistema de CRM na precisão dos dados armazenados. Por outro lado, 20% consideraram baixo e outros 20% consideraram muito baixo.
Leia também: 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra em prol da sustentabilidade.