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62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra em prol da sustentabilidade

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Na Retail’s ‘Big Show’ de 2022 da NRF, o IBM, Institute for Business Value e a National Retail Federation, maior associação de comércio varejista do mundo, lançaram seu segundo estudo global*, “Os consumidores querem tudo”, que revela as crescentes preferências dos consumidores por sustentabilidade e jornadas de compras fragmentadas entre diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.

O novo estudo global com mais de 19.000 consumidores pesquisados mostra que as compras híbridas – misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras – estão aumentando à medida que os hábitos que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia da Covid-19 estão se tornando rotina. Os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.

Loja física

72% dos entrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra. Além disso, os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.

27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um “comprador híbrido” em comparação com outras faixas etárias.

“Embora muitos consumidores pesquisados ​​ainda valorizem a experiência tradicional de compra em lojas físicas, agora eles também esperam flexibilidade para construir sua própria jornada de compra – de acordo com os comportamentos predominantes em sua faixa etária, ferramentas disponíveis e a categoria de produto que procuram comprar”, disse Mark Mathews, vice-presidente de Desenvolvimento de Pesquisa e Análise da Indústria da Federação Nacional de Varejo. “Esta abordagem ‘híbrida’ é uma mudança fundamental no comportamento do consumidor.”

Sustentabilidade e propósito

O estudo também mostra que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados e preferências de marca.

Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%).

O ponto de destaque da pesquisa sobre a sustentabilidade é que 62% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos.

Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade – até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020. No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação – apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra.

“A pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra”, disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries.

“Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis ​​em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias”, completou.

Ele acrescentou: “Apesar do impacto da COVID-19, nossa experiência com clientes mostra que muitas marcas líderes de varejo continuam transformando rapidamente as operações, a experiência do cliente e as cadeias de suprimentos com tecnologias como IA, nuvem híbrida e blockchain para ajudar a atender a essas múltiplas preferências dos clientes”.

No domingo, 16 de janeiro, dia de abertura da 112ª convenção anual da NRF, o presidente e CEO da IBM, Arvind Krishna, vai fazer uma palestra sobre “Remodelar o varejo com tecnologia” às 18h (horário de Brasília) no palco principal. Os visitantes podem se conectar com profissionais da indústria IBM no estande nº 3620 e acompanhar as atualizações sociais em #NRF2022.

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