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De olho em alta performance no e-commerce, Under Armour adota solução VTEX

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Quem pratica atividade esportiva sabe que um produto de alto rendimento faz toda a diferença no desempenho de um atleta. Um tênis esportivo específico para corridas pode significar importantes segundos a menos em um treino ou a diferença entre o topo do pódio e o segundo lugar em uma prova de corrida.

Essa é a proposta de valor da marca global de artigos esportivos Under Armour, criada em Baltimore há 24 anos e que hoje está presente em mais de 100 países do mundo: criar produtos que são o estado da arte em desempenho esportivo, desenhados para tornar melhores os atletas, o que levou a empresa também a desenvolver apps de fitness e saúde digital que conectam pessoas e impulsionam a performance de seus usuários.

Essa visão também é aplicada aos negócios. A busca por melhorar sua performance nas vendas online fez com que a Under Armour buscasse uma tecnologia de ecommerce capaz de corresponder às suas altas exigências, assim como a marca entrega aos seus clientes atletas. Além de levar a taxa de conversão a um novo patamar, a nova tecnologia permitiu a integração nativa do ecommerce com marketplaces, centralizando em uma única plataforma a gestão de produtos, estoques, preços, promoções, clientes e seus pedidos, promovendo maior agilidade e menores custos operacionais.

A Under Armour junta-se a Mizuno e Olympikus, outras marcas do Grupo Vulcabras, que já possuíam suas operações digitais em VTEX. O Brasil é a primeira etapa do projeto de padronização regional de plataforma de ecommerce, com planos de adoção para toda a América Latina.

“Outra mudança importante deste projeto é a integração de fornecedores de serviços como E-mail Marketing e Meios de Pagamento para o Brasil, ampliada com a migração para a VTEX. Isso traz ganhos em agilidade e o benefício da operação não ficar mais vulnerável a variações cambiais”, disse Pedro Rios Bertolacini, Head de D2C da Vulcabras.

A centralização dos serviços em território brasileiro também visa superar dificuldades de comunicação e aumentar o ritmo de crescimento, uma vez que o volume de negócios gerado pelo mercado local é muito maior.

Essa forma de repensar a arquitetura de parceiros da Under Armour na região buscou otimizar a atuação dos fornecedores de serviços digitais a partir do Brasil para atender toda a América Latina. Agora, serviços como Email Marketing, Meios de pagamento e Integradores, entre outros, passam a atender a região.

Transformação

Se performance é um aspecto vital para a Under Armour, não poderia ser diferente com a migração, que durou menos de 90 dias e contou com toda a dedicação dos times VTEX e Under Armour.

De forma inteligente, com foco em constatar o impacto positivo que a mudança apenas da tecnologia de e-commerce, a Under Armour optou por não fazer nenhuma alteração na UI (User Interface, termo em inglês para interface do usuário, ou simplesmente o layout da loja). Isso permitiu identificar o que a simples migração para VTEX impactou nos índices operacionais do seu e-commerce. Além disso, o projeto considerou a importância estratégica do e-commerce no cenário atual e a aproximação da Black Friday, realizando a migração em apenas 90 dias.

Os resultados são expressivos, já que a conclusão do projeto permitiu à Under Armour participar do Black Friday 2020 com sua taxa de conversão 35% maior quando comparada à solução anterior.

Flexibilidade

Se a questão ficasse só na performance do e-commerce com a plataforma VTEX, o projeto com a Under Armour já seria considerado um sucesso. No entanto, além de melhorias em performance, o novo ecommerce conta com funcionalidades e recursos ausentes antes da migração.

Agora a marca de roupas e equipamentos esportivos fundada por Lengton Parruque pode customizar o prazo de frete, integrar com parceiros locais para otimizar os processos de troca e aproveitar um leque maior de meios de pagamento. A arquitetura planejada e implantada pela VTEX já previu, assim que a Under Armour desejar, dar início a operação omnichannel. A integração entre e-commerce e lojas físicas, sejam elas lojas próprias ou franquias, possibilita maior agilidade no manejo de estoques, estratégias de prateleira infinita e opções como click and collect ou ship from store.

Todos os benefícios que a solução VTEX passou a entregar para Under Armour permitem ao cliente da marca ter uma experiência mais segura, fluída e completa, que vai da compra ao pós-compra. Um passo importante em direção à harmonia entre tecnologia e negócios e verdadeiros ganhos estratégicos em performance. Mais informações em www.vtex.com.br.