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Data Driven e Business Intelligence no segmento de supermercados: a importância do acesso à informação em tempo real

Com o advento da tecnologia e com mais pessoas conectadas a cada dia que passa é natural que uma infinidade de dados sejam gerados por minuto. A propósito, nunca tivemos tantos dados quanto hoje!

Para se ter uma ideia, um levantamento do Social Good Brasil (SGB), estimou que somente durante o ano de 2021, 350 zettabytes de dados seriam gerados em todo o mundo, isto é, 35 trilhões de gigabytes. Com toda essa quantidade de dados, saber ler, mensurar e tratar essas informações corretamente, de forma a extrair insights para o seu negócio, se tornou um grande diferencial para as empresas. Afinal, de nada adianta coletar uma infinidade de dados e não conseguir tirar informações úteis deles.

É por isso que, cada vez mais, vemos empresas falando sobre data driven. Em tradução livre, o termo significa “orientado por dados” – o que já diz muito sobre do que se trata, não é mesmo?

Em suma, uma empresa data driven é aquela que tem em sua cultura o hábito de tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados. Planejar ações utilizando-se de dados consistentes permite que a empresa trabalhe com assertividade e inteligência de negócio em pontos como personalização de produtos e serviços, promocional segmentado, construção e manutenção do relacionamento com o cliente, entre outros.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Invesp, uma consultoria especializada em otimização de taxa de conversão, empresas que usam estratégias orientadas por dados geram de cinco a oito vezes mais ROI (Retorno Sobre Investimento) que as empresas que não as utilizam.

Outra pesquisa, esta realizada pela Mckinsey Global Institute, mostra que:

  • Organizações orientadas por dados são 23 vezes mais propensas a adquirir clientes;
  • têm 6 vezes mais chances de retê-los;
  • e são 19 vezes mais propensas a serem lucrativas.

Entretanto, apesar dessas – e de outras – pesquisas reforçarem a importância de conduzir um negócio orientado por dados, a maturidade das empresas em relação ao uso deles está longe de ser perfeita. De acordo com dados divulgados pela Gartner:

  • Somente 3% dos dados coletados são, de fato, utilizados para algo;
  • E a organização desses dados também deixa a desejar. Isso porque os profissionais perdem 37% do seu tempo procurando os dados que precisam.

Data Driven e Business Intelligence

Considerando que o mundo e as inovações tecnológicas estão em constante transformação, e que a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada, ter acesso à informações em tempo real tornou-se uma grande vantagem competitiva no mundo dos negócios.

Isso porque, o acesso a dados (data driven) atrelado ao monitoramento em tempo real (business intelligence) oferecem um retrato preciso das operações de seu negócio, possibilitando, assim, uma análise instantânea do cenário da sua empresa e, consequentemente, permitindo que você tome decisões com muito mais rapidez e eficiência.

No segmento de supermercados, onde tudo é muito dinâmico, o acesso em tempo real a informações a respeito do estoque, total de pedidos e produtos mais vendidos, por exemplo, torna-se fundamental para o varejista sair na frente de seus concorrentes. Isso porque saber o que acontece enquanto a situação está acontecendo, possibilita que o supermercadista tome decisões com maior agilidade e assertividade, evitando, por exemplo, uma ruptura de estoque.

A Newtail, startup que transforma a operação de supermercados em uma experiência 100% digital, usando o WhatsApp como canal de vendas, oferece, dentre suas várias soluções, uma central de comando completa que permite aos supermercadistas gerenciar e acompanhar em tempo real os principais indicadores de seu negócio.

Trazendo informações como os 10 produtos mais vendidos, GMV (Gross Merchandise Volume), ticket médio, margem, pedidos e faturamento por dia e muitos outros indicadores, o dashboard desenvolvido pela Newtail oferece uma visão completa e integrada em tempo real. Nele, você encontra todas as informações necessárias para apoiar as operações de seu negócio.

Grandes supermercadistas como o Supermercados Zona Sul, Hortifruti Natural da Terra, Pague Menos, entre outros, já utilizam a central de comando Newtail e outras soluções oferecidas pela startup.

Saiba você também como a Newtail pode ajudar o seu supermercado a sair na frente de seus concorrentes por meio da cultura data driven!

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