Logo E-Commerce Brasil

Dark Mode: boas práticas e mais dicas essenciais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Atualmente, a grande maioria dos aplicativos, sistemas, sites e dispositivos contam com a opção de modo escurotambém conhecido como Dark Mode

Mas o que exatamente é o modo escuro?

Ele nada mais é do que uma configuração de visualização que troca cores na tela do usuário, alterando contrastes, fontes e backgrounds em dispositivos, sites, aplicativos, e-mails.

Em resumo, o Dark Mode utiliza fundos escuros contrastando com textos claros enquanto o Light Mode, opção padrão, usa fundos claros com textos escuros. 

Tela com dark mode ou light mode como opções de navegação
Imagem: reprodução

Por que o Dark Mode se popularizou e ganhou relevância?
 

O Dark Mode ganhou força a partir de 2018 e 2019, quando passou a ser incorporado como opção em sistemas operacionais e aplicações como Apple iOS e Android, Office, Instagram, Gmail, Chrome e Twitter. 

O principal motivo do aumento do número de versões de modo escuro disponíveis foi porque esse tipo de visualização trouxe diversas vantagens para os usuários.

44% dos dos profissionais que trabalham com e-mail já consideravam o modo escuro em 2021, segundo a pesquisa Email After Dark.

De acordo com relatório da Litmus, houve um aumento de mais de 22% na visualização de e-mails em Dark Mode entre o final de 2021 e o final de 2022. Além disso, cerca de 82% dos usuários de smartphones usam o modo Dark Mode em algum momento.

Isso só demonstra que o modo escuro não é apenas uma tendência passageira, mas se tornou um requisito técnico de usabilidade e acessibilidade requisitado pela grande maioria dos usuários de dispositivos eletrônicos. 

Benefícios que o Dark Mode trouxe para o dia a dia dos usuários.

1) Mais economia para a bateria de smartphones.

As telas OLED, presentes na grande maioria dos celulares, “desligam” os pixels pretos, gerando ao mesmo tempo alto contraste e mais economia de energia.

Ao ativar o Dark Mode, uma quantidade maior de pixels é desligada, aumentando significativamente a autonomia da bateria.

Essa economia de energia também depende do brilho da tela: quanto mais brilho, mais economia em relação ao Light Mode.

2) Pode melhorar a leitura e a legibilidade.

Segundo dados do IBGE, cerca de 19% da população brasileira possui algum tipo de distúrbio visual. 

Por conta disso, ter uma possibilidade de visualização que aprimore a performance visual nos dispositivos eletrônicos é um passo importante para tornar o uso cada vez mais acessível para todos. 

3) Olhos mais descansados.

Dark Mode reduz a exposição à luz azul, que causa cansaço aos olhos e que também pode interferir na qualidade do sono.

Então, ao invés de apenas baixar o brilho no final do dia, utilizar o modo escuro pode trazer um alívio visual ainda maior

4) Personalização para os usuários.

Além de todos os benefícios mais técnicos e de acessibilidade, o Dark Mode também amplia o controle do usuário na definição de suas preferências de usabilidade de seus dispositivos. 

Pmweb, e-mail e Dark Mode

Na Pmweb todas as entregas de e-mail são criadas e codificadas de forma a otimizar ao máximo a visualização em Dark Mode. 

Nas construções, a Pmweb prioriza a melhor legibilidade dos textos e garante as melhores práticas para os recortes das imagens e inserção de HTML, mantendo ao máximo a organização visual e a identidade dos clientes.

Isso demonstra o empenho em sempre levar a melhor versão possível para os clientes e seus usuários, utilizando todas as possibilidades tecnológicas disponíveis para garantir mais otimização e buscar resultados cada vez melhores. 

Aprimorando seu relacionamento com clientes

Estratégias de CRM bem pensadas passam por inovações técnicas como o Dark Mode, ações comportamentais e muitas outras áreas de impacto. 

Para aprimorar o relacionamento com seus clientes e alcançar novos resultados, entre em contato com a Pmweb. Acesse o site ou entre em contato através do e-mail contato@pmweb.com.br.