Atualmente, a grande maioria dos aplicativos, sistemas, sites e dispositivos contam com a opção de modo escuro, também conhecido como Dark Mode.
Mas o que exatamente é o modo escuro?
Ele nada mais é do que uma configuração de visualização que troca cores na tela do usuário, alterando contrastes, fontes e backgrounds em dispositivos, sites, aplicativos, e-mails.
Em resumo, o Dark Mode utiliza fundos escuros contrastando com textos claros enquanto o Light Mode, opção padrão, usa fundos claros com textos escuros.
Por que o Dark Mode se popularizou e ganhou relevância?
O Dark Mode ganhou força a partir de 2018 e 2019, quando passou a ser incorporado como opção em sistemas operacionais e aplicações como Apple iOS e Android, Office, Instagram, Gmail, Chrome e Twitter.
O principal motivo do aumento do número de versões de modo escuro disponíveis foi porque esse tipo de visualização trouxe diversas vantagens para os usuários.
44% dos dos profissionais que trabalham com e-mail já consideravam o modo escuro em 2021, segundo a pesquisa Email After Dark.
De acordo com relatório da Litmus, houve um aumento de mais de 22% na visualização de e-mails em Dark Mode entre o final de 2021 e o final de 2022. Além disso, cerca de 82% dos usuários de smartphones usam o modo Dark Mode em algum momento.
Isso só demonstra que o modo escuro não é apenas uma tendência passageira, mas se tornou um requisito técnico de usabilidade e acessibilidade requisitado pela grande maioria dos usuários de dispositivos eletrônicos.
Benefícios que o Dark Mode trouxe para o dia a dia dos usuários.
1) Mais economia para a bateria de smartphones.
As telas OLED, presentes na grande maioria dos celulares, “desligam” os pixels pretos, gerando ao mesmo tempo alto contraste e mais economia de energia.
Ao ativar o Dark Mode, uma quantidade maior de pixels é desligada, aumentando significativamente a autonomia da bateria.
Essa economia de energia também depende do brilho da tela: quanto mais brilho, mais economia em relação ao Light Mode.
2) Pode melhorar a leitura e a legibilidade.
Segundo dados do IBGE, cerca de 19% da população brasileira possui algum tipo de distúrbio visual.
Por conta disso, ter uma possibilidade de visualização que aprimore a performance visual nos dispositivos eletrônicos é um passo importante para tornar o uso cada vez mais acessível para todos.
3) Olhos mais descansados.
O Dark Mode reduz a exposição à luz azul, que causa cansaço aos olhos e que também pode interferir na qualidade do sono.
Então, ao invés de apenas baixar o brilho no final do dia, utilizar o modo escuro pode trazer um alívio visual ainda maior.
4) Personalização para os usuários.
Além de todos os benefícios mais técnicos e de acessibilidade, o Dark Mode também amplia o controle do usuário na definição de suas preferências de usabilidade de seus dispositivos.
Pmweb, e-mail e Dark Mode
Na Pmweb todas as entregas de e-mail são criadas e codificadas de forma a otimizar ao máximo a visualização em Dark Mode.
Nas construções, a Pmweb prioriza a melhor legibilidade dos textos e garante as melhores práticas para os recortes das imagens e inserção de HTML, mantendo ao máximo a organização visual e a identidade dos clientes.
Isso demonstra o empenho em sempre levar a melhor versão possível para os clientes e seus usuários, utilizando todas as possibilidades tecnológicas disponíveis para garantir mais otimização e buscar resultados cada vez melhores.
Aprimorando seu relacionamento com clientes
Estratégias de CRM bem pensadas passam por inovações técnicas como o Dark Mode, ações comportamentais e muitas outras áreas de impacto.
Para aprimorar o relacionamento com seus clientes e alcançar novos resultados, entre em contato com a Pmweb. Acesse o site ou entre em contato através do e-mail contato@pmweb.com.br.