O abandono de carrinho continua sendo um desafio central para o varejo online no Brasil. Dados do E-commerce Radar mostram que mais de 80% das compras iniciadas não são concluídas, refletindo perdas expressivas para lojistas de todos os portes.

Entre os principais fatores para a desistência está a inclusão de custos adicionais não informados previamente, como frete elevado ou taxas extras. Fatores como estes levam 48% dos consumidores a abandonarem a compra, segundo o Baymard Institute.
Além disso, atrasos na entrega também comprometem a experiência para 36,5% dos clientes. Isso é o suficiente, por exemplo, para que eles não finalizem suas compra, de acordo com levantamento da Yampi.
A jornada de compra pouco fluida, especialmente na etapa de checkout, também contribui para a alta taxa de desistência. A ausência de métodos de pagamento diversificados e a falta de parcelamento acessível impactam diretamente a decisão de compra – especialmente em um mercado onde 79% dos consumidores recorrem ao parcelamento, conforme dados do SPC Brasil.
Experiência e desconfiança
Em outra ocasião, dados da Akamai Technologies mostram que experiência e desconfiança também contam diretamente para o sucesso na conversão do e-commerce. Segundo a empresa, 77% dos consumidores abandonam o carrinho por conta disso ou de falhas na experiência de compra.
Entre outros fatores citado, estão também a falta de imagens e especificações (24%), insegurança nos métodos de pagamento (22%) e sites lentos (20%). Além disso, 58% só confiam em comprar no site ou app oficial da marca e 40% evitam empresas que já sofreram vazamentos de dados.
A pesquisa também destaca problemas de usabilidade que afetam a jornada de compra, como dificuldade de navegação em dispositivos móveis (17%), redirecionamentos externos no checkout (14%) e cadastros longos e burocráticos (13%). Por fim, o excesso de anúncios e a preocupação com roubo de dados pessoais – como senha, CPF e informações bancárias – continuam sendo barreiras relevantes para a conversão no ambiente digital.