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Como definir estratégias para impulsionar as vendas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

As vendas virtuais têm fidelizado os clientes cada vez mais. E, para trazer visibilidade para seu e-commerce, é importante pensar nas estratégias que podem impulsionar a sua loja virtual. Para isso, é fundamental pensar no consumidor e analisar possibilidades que possam satisfazê-lo e induzi-lo a realizar compras na sua plataforma.

Cupom de desconto e fidelização

Um aliado importante para vários segmentos e que está em expansão são os cupons de desconto, que permitem atrair o visitante por meio de uma redução de preço atrativa na primeira compra.

“Também é possível adotar a estratégia para fidelizar o consumidor e oferecer o cupom para uma segunda compra, o que deixa o cliente mais animado! Outra opção é olhar a base de clientes inativos e aproveitar o período para envio de cupons, aproximando a relação”, conta Thiago Mazeto, head de experiência do cliente na Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

É importante pensar estrategicamente ao utilizar esse recurso, que pode estar disponível na forma de pop-up no site da loja ou exigir a assinatura de uma newsletter para ser liberado, assim consegue-se manter contato com o visitante e aumentar a base de clientes em potencial.

Estratégias

“Uma dica é definir previamente a qual categoria pretende aplicar o desconto e qual será o percentual, evitando comprometer o orçamento ao oferecer descontos para produtos com índices de vendas mais altos. Por exemplo, lojas virtuais de calçados, confecções e outro acessórios, podem aproveitar o período para aplicar descontos em produtos da última coleção que estão parados no estoque. É importante estar atento à precificação e às margens para não comprometer a rentabilidade do negócio”, completa Mazeto.

O desconto, desde que utilizado de uma maneira estratégica, é uma importante ferramenta para atrair visitantes para a loja virtual, fidelizando-os e, até mesmo, para lembrar os mais ausentes oferecendo um “mimo” para que visitem o site. Para o e-commerce, é uma maneira de fazer o dinheiro girar aproveitando períodos específicos. Assim, todos podem sair ganhando!

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