Logo E-Commerce Brasil

Criptomoedas e Blockchain: tecnologias podem transformar negócios

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Quando Gary A. Vecchiarelli , diretor financeiro (CFO) da CleanSpark, ingressou na empresa sustentável de mineração e tecnologia de energia de bitcoin em dezembro, algumas pessoas apontaram que ele não tinha experiência em criptomoedas. “Muitas pessoas não sabem, certo?. Mas acredito que é um ótimo nicho daqui para frente, porque é realmente para onde o mundo está indo”, disse à PYMNTS em entrevista recente.

Vecchiarelli veio para a CleanSpark com mais de 20 anos de experiência em finanças e contabilidade, tendo ocupado cargos seniores em empresas de capital aberto e de alto crescimento.

Empresas de alto crescimento e de médio porte

“De onde estou, acho que há duas vantagens na minha formação. Primeiro, trabalhei com empresas de alto crescimento, especialmente aquelas que tiveram um alto foco em CapEx”, conta.

Como vice-presidente sênior de finanças em uma empresa regional de hotelaria e hospitalidade, ele garantiu que houvesse um retorno sobre o investimento (ROI) na reforma pesada de despesas de capital (CapEx) para hotéis e cassinos. Da mesma forma, em sua posição atual na CleanSpark, o minerador de bitcoin deve comprar infraestrutura e discar o ROI.

Outra vantagem em sua formação é sua experiência em lidar com empresas de médio porte – empresas que estão se movendo rapidamente, disse Vecchiarelli.

Nessas empresas, explicou ele, os líderes arregaçam as mangas, trabalham em estreita colaboração com as operações e entendem como as decisões de negócios estão afetando os resultados.

Regulamento de Criptomoedas

Além disso, embora não saibamos o que o futuro reserva em relação à regulamentação de criptomoedas, Vecchiarelli trabalhou com indústrias fortemente regulamentadas, incluindo empresas de jogos licenciadas ou registradas em 75 jurisdições ao redor do mundo.

“Então, estou muito familiarizado com conformidade e regulamentação, e sinto que esse histórico nos ajudará a posicionar e nos preparar para qualquer regulamentação que possa surgir em nosso caminho – para cumpri-la diretamente ou mitigar qualquer risco que a regulamentação possa ter no empreendimento”, disse o executivo.

Os dois segmentos de negócios da CleanSpark apresentam necessidades diferentes para o CFO, disse Vecchiarelli. Do lado do negócio de energia, há estoque tradicional, contas a receber e contas a pagar.

No lado da mineração de bitcoin, trata-se mais de otimizar o CapEx e minimizar os gastos operacionais. Aqui, trata-se de decidir qual máquina de mineração comprar, a que preço e se deve ter um local de propriedade total ou um local alugado.

“É um grande equilíbrio, que às vezes é impulsionado pelas oportunidades no mercado, mas é fascinante e realmente uma das razões pelas quais eu amo a posição”, disse Vecchiarelli.

CFOs e criptomoedas

No lado dos pagamentos, o Bitcoin ou outras criptomoedas permitem que os CFOs forneçam pagamentos rápidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, com pouca ou nenhuma taxa de transação.

Como uma reserva de valor, eles oferecem aos CFOs um lugar para colocar uma porcentagem do saldo de caixa de sua empresa em um momento em que a inflação está superando os juros que eles podem obter em contas de poupança.

“Acho que os CFOs terão que analisar as criptomoedas e como as criptomoedas podem desempenhar um papel em seus modelos de negócios. E a tecnologia blockchain – há muitas maneiras pelas quais a própria tecnologia blockchain pode realmente transformar os negócios, então eu encorajaria os CFOs a aprender rapidamente sobre isso e descobrir como eles podem ajudar seus negócios”, finaliza Vecchiarelli.

Leia também: Cryptocurrency e DLT: já é hora de levar este mercado a sério

Fonte: PYMNTS