Webrooming: 59% dos consumidores vão procurar por um produto online e o adquirir em loja, aponta pesquisa
Um relatório feito pela BTG Pactual mostra que tendências de webrooming e showrooming, vão ganhar ainda mais espaço neste ano.
Para quem ainda não é familiarizado com o assunto, showrooming é aquele cliente que prefere ir até uma loja física para tocar ou experimentar o produto e finalizar a compra por meio digital. Já o webrooming é o contrário, aquele cliente que faz uma vasta pesquisa pela internet e conclui a compra na loja física.
De acordo com relatório da BTG Pactual, os consumidores estão em constante busca por boas experiências de compras. O estudo da Forrester Consulting aponta que, em 2022, 59% dos consumidores dizem que provavelmente vão procurar por um produto online e o adquirir em loja. Mas, para 54% dos entrevistados, primeiro vão olhar um produto em loja para comprar online, definindo showrooming.
Ao mesmo tempo, 51% dos consumidores disseram na mesma pesquisa que a fluidez no momento de fazer check-out online ou devolver itens, teve total influência na hora finalizar o pedido. Em resposta, 44% das marcas disseram que planejavam priorizar o UX do seu site isso em 2022.
O relatório contextualiza que as mudanças não são temporárias ou uma resposta equivalente a pandemia que ainda se estende. Os clientes (e empresas) estão se adaptando rapidamente a uma nova realidade do varejo.
De acordo com um estudo realizado pela Forrester Consulting em nome da Shopify, 32% disseram que planejam expandir experiências pop-up e presenciais agora em 2022. Os outros 31% afirmaram que pretendem expandir a parte física.