Problemas na disponibilidade de produtos
Apenas 54% dos produtos de cesta básica dos brasileiros estão disponíveis para a compra online. Isso demonstra que os consumidores não conseguem comprar 46% dos produtos que desejam relacionados. Nessa categoria (Alimentos e Bebidas) há itens de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, biscoitos e aperitivos, cereais, doces e sobremesas, laticínios e mercearia. Das demais categorias analisadas, apenas 63% dos produtos de Utilidades Domésticas estão disponíveis para a compra. Estão seguidos por Beleza e Perfumaria, com 66%, e Bebês, também com 66%.Alteração nos preços
Dentre as sete categorias analisadas, produtos de Utilidades Domésticas — ou seja, itens de limpeza e utensílios domésticos — tiveram um acréscimo no preço de 24% no período de 1º de janeiro a 26 de março de 2020. Em seguida, aparecem Alimentos e Bebidas com 10% e Saúde, também com 10%.
Por outro lado, produtos do mercado Pet tiveram aumento de apenas de 1% em relação ao preço e itens de Beleza e Perfumaria se mantiveram com os mesmos valores. Os melhores resultados estão em Saúde e Pet Shop, que possuem 68% dos produtos disponíveis para o consumidor realizar a compra.
Os dados fazem parte do estudo E-commerce Quality Index (EQI) de Preço e Disponibilidade de Estoque, da Lett. Ele dispõe uma análise de 182 lojas online e 5.882 produtos diferentes — foi realizado de 1º de janeiro à 26 de março de 2020.