Uma pesquisa divulgada pela Demandware, que vende serviços voltados para o comércio eletrônico, revelou que os varejistas não estão preparados para atender as demandas do Smart Consumer (proprietários de smartphones e similares). Os dados destacam a diferença entre os canais de vendas que os comerciantes disponibilizam e a forma de comércio que os consumidores esperam que as marcas ofereçam.
Segundo o levantamento, 87% dos varejistas entrevistados reconhecem que possuem falhas em atender às demandas de vendas multicanais dos consumidores. Em contrapartida, apenas metade acredita que suas empresas devem passar por mudanças radicais. “Nossa pesquisa sugere que todos os varejistas devem adotar as novas tecnologias e mudar a forma como abordam o comércio multicanais para conseguir atender as expectativas dos consumidores”, afirmou Driscoll Jamus, vice-presidente de marketing da Demandware.
Abaixo, outros números do estudo:
– Somente 12% dos varejistas pedem que os consumidores baixem um aplicativo para vendas online, enquanto 23% dos consumidores já utilizam esse recurso e 50% pretendem fazê-lo no futuro.
– 54% por cento dos consumidores gostariam que os varejistas oferecessem um dispositivo em que se clique em algum código de barras ou etiquetas inteligentes de suas revistas e catálogos que se conectem a algum site de vendas, mas apenas 12% dos varejistas pesquisados já oferecem esse recurso.
– Enquanto 62% dos consumidores afirmam que pretendem comprar produtos ou serviços via dispositivos móveis, apenas 32% dos varejistas oferecem esse serviço.
– Apenas 29% dos varejistas permitem que os consumidores utilizem seus telefones celulares para verificar a disponibilidade de um produto no estoque, enquanto 38% dos consumidores têm esse hábito e 52% esperam fazê-lo no futuro.
– 23% dos varejistas permitem que os consumidores adicionem itens a seus carrinhos de compras através de dispositivos móveis e complementem mais tarde em algum desktop, e isso é um desejo de 51% dos consumidores.
De acordo com Driscoll, a pesquisa tem como objetivo mostrar às marcas que oferecer apenas um canal de comércio tradicional (offline) já não é mais suficiente, já que consumidores de dispositivos móveis estão exigindo que as empresas ofereçam vendas multicanais. “Marcas que não se comprometam com as expectativas crescentes dos consumidores quanto às suas próprias realidades operacionais estarão em desvantagem com a concorrência nesse mercado em expansão”, concluiu.