Logo E-Commerce Brasil

Consumidores buscam por outras marcas quando enfrentam rupturas de estoque, afirma Neogrid

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Mulher encostada em carrinho de compras frustada
Imagem: reprodução

Estar atento à reposição dos estoques é, cada vez mais, essencial para as marcas. Segundo levantamento da Neogrid, em parceria com a Opinion Box, 33% dos clientes procuram o produto em outra loja quando não encontram o que procuram e 37% decidem comprar de uma marca diferente.

“Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia”, justifica Robson Munhoz, diretor de customer success da Neogrid.

A ruptura de estoque subiu de 10,7% em 2022 para 14,10% em 2023; o crescimento representa um pico de 15,2%. Porém, a curva de ruptura se mantém estável desde o final do ano passado.

No caso do e-commerce a ruptura é ainda maior.  Apresentando os maiores índices de indisponibilidade, o relatório mapeou os peixes (59,55%), carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%).

Munhoz ainda destaca: “caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”.

A pesquisa foi realizada com mais de 2 mil consumidores de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais.