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Consumidores 50+ movimentam US$ 7 trilhões por ano, aponta BCG

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Intitulado “Don’t Overlook Your Mature Consumers”, o novo estudo do Boston Consulting Group (BCG) mostra o potencial dos consumidores maduros. Entre os insights da pesquisa, vale destacar que pessoas com idades entre 50 e 70 anos são responsáveis por 27% dos gastos em nove categorias de produtos. São elas:

– automotivo;

– viagem;

– investimentos;

– aparência;

– mercado online;

– bebidas alcoólicas;

– skin care;

– suplementos de saúde;

– e petiscos saudáveis.

Hoje, o grupo de pessoas +50 é o que mais cresce (e vai seguir crescendo) no Brasil. Afinal, são 54 milhões de pessoas atualmente e, até 2050, devem chegar a 98 milhões.

Consumidores +50 têm maior estabilidade financeira

Os dados mostram que o público mais velho tem maior resiliência financeira: apenas cerca de um quarto deles se preocupa com sua situação econômica, em comparação com quase metade dos consumidores jovens — segundo a consultoria, são cerca de US$ 7 trilhões movimentados por ano por essa faixa etária.

Para Flávia Gemignani, diretora executiva e sócia do BCG, a resiliência e o equilíbrio financeiro se devem às diferentes fontes de renda que são comuns a esse público. “Previdência privada, renda acumulada, pensão e aposentadoria, por exemplo, são itens que promovem a resiliência financeira à longo prazo, o que torna os clientes maduros menos vulneráveis às incertezas econômicas”, afirma.

Ainda de acordo com o BCG, quase 90% dos respondentes disseram ter dinheiro suficiente para levar o estilo de vida que desejam e não precisam de apoio de suas famílias. Um mito derrubado pelo estudo é justamente em relação à influência dos mais velhos. Em segmentos como veículos, viagens e investimentos, a experiência de pessoas 50+ é procurada pelos mais novos. Neste caso, buscam validação para suas escolhas para reduzir riscos que envolvem uma grande compra.

Tecnologia faz parte dos consumidores +50

Uma crença de mercado derrubada pelo estudo foi sobre o uso de novas tecnologia. Enquanto muitos acreditam que o público mais velho não usa as redes sociais, a consultoria mostra que cerca de 90% dos entrevistados usam plataformas de mídia pelo menos uma vez ao dia. Além disso, 39% dos respondentes brasileiros afirmaram fazer compras de roupa de forma online.

Outra teoria desvendada pelo BCG é que compradores mais velhos são mais econômicos, o que não se mostrou real. Embora tenham gastos anuais menores em todas as categorias de produtos, esse público investe significativamente mais em compras individuais. Essa afirmação é particularmente verdadeira para itens caros, como veículos, viagens e investimentos.

Nos casos do marketing, segundo a executiva, anúncios para consumidores maduros não devem ser iguais aos direcionados a um público jovem. Isso porque ela afirma que pessoas mais velhas têm uma preferência maior por fatos e valorizam informações que consideram confiáveis.

Metodologia do estudo

O Centro de Insights do Consumidor do BCG conduziu o estudo com 18 mil consumidores de todos os níveis de renda no Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Espanha, Suécia, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos. Para o conteúdo completo (em inglês), acesse aqui.