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Consumidor quer frete e devolução grátis, diz pesquisa

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A maioria dos consumidores online ainda é levada pela oferta de frete e devolução grátis quando se fala em vendas completadas. De acordo com dados de uma pesquisa comScore e a UPS, consumidores de todo o mundo também procuram por compras em plataformas múltiplas com mais de uma opção de entrega e pagamento.

Olhando para as tendências emergentes de entrega dos líderes do mercado mundial de ecommerce – Ásia, Brasil, Europa, México e Estados Unidos – fica claro que os consumidores querem opções alternativas de entrega. 45% dos entrevistados na Ásia disseram que preferem seus produtos comprados online sejam entregues em um endereço diferente do de sua casa. 33% querem que seus itens sejam entregues em uma loja para retirada conveniente. 27% dos consumidores asiáticos querem a entrega no mesmo dia, e 48% querem a entrega no dia seguinte.

Consumidores brasileiros fazem mais compras online que qualquer outro consumidor do mundo, segundo a pesquisa, 56% dessas compras são influenciadas por comentários ou posts nas redes sociais. No entanto, o grupo pesquisado não é tão “ansioso” por gratificações instantâneas e estão dispostos a esperar 11 dias ou mais se o frete for grátis.

Já os europeus tiveram o menor índice de compras por smartphones (19%) e 40% usaram aplicativos mobile de varejistas. Compras na loja física são mais populares para 54% dos entrevistados e 52% estavam mais preocupados com a previsão de entrega, e não o número atual de dias que levaria para que um item comprado online seja entregue.

43% dos mexicanos que usam mobile buscam produtos antes de visitar a loja física. 60% dos entrevistados querem ter a possibilidade de comprar itens na loja. Apenas 35%, o menor número do mercado em geral, devolveram um produto comprado online.

Nos Estados Unidos, o frete grátis continua a liderar vendas – 58% dos consumidores online vão adicionar itens em seus carrinhos de compra como incentivo. 83% dos entrevistados estão dispostos a esperar dois dias a mais pela entrega se o frete for grátis. Para 68% dos entrevistados, o frete grátis é requisito para completar uma venda online.

Na corrida por mais consumidores, a Target anunciou semana passada que baixou seu preço mínimo para frete grátis para $25 dólares por pedido. De forma parecida, a Amazon estabeleceu o valor mínimo de $35 dólares requeridos para frete grátis combinando o preço total de todos os itens vendidos por um terço dos seus vendedores.

Fonte: Fierce Retail