- Pensamento voltado ao mercado
- Foco em entregas eficientes
- Retornos e encomendas
- Senso de comunidade e que cria valores
Amazon Fresh: consumidor é a maior influência para constituir marca e experiência
O estabelecimento como empresa "top of mind" na jornada do consumidor passa por uma série de fatores, mas o principal está no próprio cliente. A criação desta base, segundo Luiz Andrade, diretor de Criação da Amazon Fresh (braço de Grocery da gigante norte-americana), passa indubitavelmente pela junção entre marca e experiência. Isso, neste caso, envolve atuação online e offline.
"Como Jeff Bezos, ex-fundador da Amazon, diz: 'A sua marca é o que as pessoas falam de você quando você sai da sala'. Na prática, estabelecer isso é algo que você não controla, mas sim, de fato, é desenvolvido naturalmente nas relações que sua empresa cria com consumidores", explicou.
Um dos pontos citados pelo executivo é criar expectativa nos consumidores com a constituição da marca. Em conjunto, expectativa e realidade sobre o produto oferecido se encontram para servir o líder do negócio — o consumidor. "Pensar com o cliente no centro visa destinar estratégias e produtos para eles, já que é a nossa missão", complementa Andrade.
Para entender de forma mais clara os caminhos para firmar uma marca, então, o executivo da Amazon Fresh citou quatro fatores importantes nesta montagem: