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Consumidor deixa compra do presente do dia das mães para véspera

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Conhecida com a data mais importante do varejo apenas atrás do Natal, o Dia das Mães confirma o comportamento do consumidor brasileiro de deixar a decisão de compra para a véspera. Em 2014, por exemplo, 64% das pessoas que falaram sobre o tema no Twitter deixaram para adquirir os presentes nas últimas duas semanas antes da data. A conclusão faz parte do estudo da agência iProspect que levou em conta as menções sobre intenção dos usuários no período de 26 de abril a 10 de maio de 2014. 

Ainda de acordo com o levantamento, a uma quinzena da data comemorativa, 18% dos usuários da rede de microblogging declararam que não sabiam o que iriam comprar, enquanto apenas 12% já tinham escolhido e adquirido algum produto. As categorias Flores e Modas & Acessórios lidera com 21% do total de menções seguida por Cestas & Chocolates (16%) e Perfumes & Cosméticos (9%). 

Com base neste cenário, veja cinco oportunidades para impulsionar as vendas em e-commerce para o Dia das Mães com base em ajustes de conteúdo para o site: 

  1. Crie guias de compra

Recente pesquisa britânica comprova que 59% dos consumidores acreditam que experiências de compra online são mais personalizadas que em lojas físicas. Por isso, guias de compras são uma solução rápida e prática para segmentar a personalidade de diferentes mães e entregar uma experiência individualizada para o cliente, além de ajudar a parcela de consumidores indecisos a encontrar presentes únicos para elas.

(Fonte: Redshift Research  http://www.thedrum.com/news/2014/09/30/amazon-leads-way-personalisation-say-82-consumers

  1. Apele para o lado emotivo

Pesquisadores do MIT concluíram que existe uma forte correlação entre a utilização de emoções e a eficiência de anúncios. Esse conteúdo não é apenas aspiracional e torna-se tangível para os clientes através de texto, imagens e vídeos que traduzam personalidades e estilos de vida que são possíveis através da compra de produtos específicos.

(Fonte:http://web.media.mit.edu/~djmcduff/assets/publications/McDuff_2013_Emotions.pdf

  1. Agregue experiências aos produtos

Seja sempre consistente, mas aproveite essa oportunidade para surpreender os seus clientes com alguma surpresa ao longo do processo de compra até o momento da entrega. Crie um conteúdo que sutilmente lembre que a importância da data ultrapassa o produto, como dicas para entregar o presente de uma maneira que emocione sua mãe (utilizando fotos de criança, por exemplo) 

  1. Deixe claro que o frete será entregue na data

Entregar o pedido no dia combinado é uma exigência legal e um aspecto fundamental para manter a boa imagem da loja virtual. A cada quatro pessoas, uma decide comprar baseada devido às facilidades da entrega. Cabe avaliar, junto com o time de logística, quais regiões, cidades ou até bairros podem ser qualificados para frete grátis também.

(Fontes: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/wp-content/uploads/2013/09/importancia-frete1.jpg e http://www.profissionaldeecommerce.com.br/mudancas-ecommerce-extincao-do-frete-gratis/

  1. Não se esqueça dos clientes já existentes

Utilize sua base de dados atual e envie campanhas de e-mail marketing ou veja quem já comprou presente pra mãe e peça para enviar um “depoimento”. O e-mail marketing é o canal que apresentou a melhor taxa de conversão (2,53%) em vendas para sites de e-commerce no Brasil em 2014. As chances de conversão através de e-mails com mensagens personalizadas são até 3 vezes maiores.

(Fonte: Estudo da Experian Marketing Services sobre Performance no e-Commerce http://noticias.serasaexperian.com.br/e-mail-%C3%A9-o-canal-que-apresenta-a-melhor-taxa-de-convers%C3%A3o-em-vendas-para-o-e-commerce-no-brasil-3)