- Latente: são aqueles que não são mencionados, não ficam evidentes e nem os envolvidos percebem, com clareza, os motivos de acontecerem;
- Percebido: esse caso ocorre quando a empresa percebe que existe disputa, mas age de uma forma normal;
- Sentido: é quando a percepção passa a estimular o mundo afetivo às discordâncias, fazendo com que os participantes do canal exprimam sentimentos negativos, ao ponto de parceiros de fora conseguirem perceber;
- Manifestado: é quando as partes passam a agir de forma negativa umas com as outras, as empresas passam a desconfiar umas das outras, no sentido de não cooperação. É o conflito mais grave, de acordo com o especialista;
Especialista aponta os caminhos para evitar conflito de canais em D2C
Como evitar conflito de canais em D2C foi o tema da palestra ministrada pelo Gerente de Experiência do Cliente da Tray Corp, Rafael Augusto Carlos, no Fórum Indústria Digital.
Uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, sobre os desafios da indústria brasileira para se adaptar ao e-commerce, revelou que o segundo maior obstáculo é o receio de conflitos de canais, que podem ocorrer por vários motivos, conforme elenca o gerente.
“Quando há mais de um canal buscando o mesmo consumidor; quando há um canal com baixo índice de crescimento e quando ocorre disputa por propostas diferentes entre os canais, como fretes e preços”, explica.
Ele classifica os conflitos de quatro formas: