Redação E-Commerce Brasil

Meios de pagamento para consumidores de ticket médio alto

Segunda-feira, 25 de outubro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Desafio do D2C: como atender o consumidor final em negócios com ticket médio alto? Este foi o tema da palestra ministrada pelo especialista em Pagamentos Digitais da Pagar.me, Maxwell Ramos, no Fórum Indústria Digital.

De acordo com Ramos, uma pesquisa recente do Datafolha mostrou que 75% dos consumidores têm preferência por parcelamento, pois não conseguem realizar o pagamento de produtos, considerados imprescindíveis, à vista.

 “É importante entender que se o seu produto/serviço não é extremamente nichado para um público que tem um poder aquisitivo muito alto, é quase obrigatório ter uma modalidade de parcelamento que satisfaça às necessidades do seu cliente”, opina.

Outro ponto abordado no encontro, diz respeito ao limite do cartão de crédito. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o limite médio do brasileiro é  R$ 1,4 mil, no entanto, 30% desconhece essa informação. Daí provém uma das principais causas que assombra o mercado de e-commerce: a falta de saldo. 

Mas, o que fazer diante de uma transação recusada? Abrir mão do cliente não é uma opção.

“Não ter limite não significa não ter dinheiro. Uma das possibilidades é que o cliente pagou a fatura e o limite não foi liberado, ainda”, analisa. 

A retentativa offline, que consiste no reprocessamento da operação horas, ou mesmo, dias depois, é a solução indicada pelo especialista. 

Opções de pagamento

Apostar em multimeios de pagamento também é uma funcionalidade para ajudar o consumidor. A proposta é que ele consiga efetuar a compra em mais de um cartão ou parte em boleto e outra parte em cartão. 

“Mas é preciso garantir que tudo esteja vinculado a um mesmo pedido. Flexibilizar sem impactar o contas a receber e o setor fiscal. A ideia é não desistir do cliente quando a transação dá errado e entregar novas formas de pagamento, para que ele adquira o seu produto”, orienta. 

Leia também: Como agir no combate à fraudes em operações B2C

Por Tatiana Moura, em cobertura especial para o Fórum Indústria Digital

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