Aconteceu em São Paulo durante os dias 26 e 27, o Fórum E-Commerce Brasil, principal evento de e-commerce da América Latina e o terceiro maior evento de e-commerce do mundo, de acordo com a Forrester Research.
Em sua 7ª edição, o evento reuniu 10 mil congressistas que participaram de atividades técnicas e de negócios em 8 áreas de conteúdo. Pela primeira vez, o Fórum realizou em parceria com o STARTUPI, um DEMODay voltado para startups com produtos e modelos de negócio inovadores que apresentaram um Pitch para uma banca avaliadora formada por investidores e especialistas em e-commerce e varejo.
Tiago Batea, sócio-fundador do E-Commerce Brasil, conta que desde a primeira edição do Fórum o mercado pedia por atividades com startups, que é uma área que eles respeitam muito, mas como o e-commerce tem outras prioridades operacionais de logística, gestão, preço e contábil, eles acabavam sempre dando preferência a essas áreas. “Mesmo dentro das limitações, esse ano conseguimos plantar a semente com a parceria do STARTUPI que conseguiu desenhar um modelo bem eficiente viabilizando essa realização que foi um sucesso”, destaca Tiago.

Geraldo Santos, Diretor Geral Startupi e Tiago Baeta, Sócio-Fundador E-Commerce Brasil
Para Geraldo Santos, Diretor Geral do STARTUPI, foi uma honra levar pela primeira vez um DEMODay com empreendedores e investidores para este evento de E-Commerce e Varejo, principalmente pelo que ele representa no Brasil, na América Latina e no mundo. “Foi um piloto muito bem sucedido, com certeza nos próximos anos essa ação poderá crescer e a participação de startups deve ser cada vez mais forte dentro do Fórum.”
Para todas as startups que possuem soluções para e-commerce ou varejo, esse é o principal evento da América Latina para se conectar com as marcas, lojistas, grandes plataformas de e-commerce, grandes clientes, executivos de empresas e investidores. Para o empreendedor é uma visibilidade enorme estar dentro do Fórum E-Commerce Brasil, com certeza em dois dias muitos deles conseguiram fazer reuniões, networking, com grandes possibilidades de gerar novos negócios.
Foram cerca de 200 inscrições para participar do DemoDay. Para a seleção das startups, Geraldo Santos conta que utilizou o mesmo processo que tem usado para a Conferência DEMO Brasil, que segue uma metodologia internacional para avaliação. Entre os principais diferenciais em análise para a escolha das startups, foram levados em consideração:
- Inovação do Produto ou Ideia
- Modelo de Negócios
- Potencial de Mercado
- Equipe
- Estágio de desenvolvimento do Produto
- Escalabilidade
- Aderência a resolver um problema real de mercado
O DEMODay foi dividido em duas categorias: Soluções para E-commerce (fornecedores) e Novos Modelos de Negócio (varejo). Confira as startups participantes:
Soluções para E-commerce (fornecedores):
Bem Infinito – Plataforma que incentiva doações por meio da venda de produtos em e-commerce.
Ditiz – Software para potencializar o marketing boca a boca online para e-commerce com intuito de aumentar suas vendas.
Embrace – Plataforma que permite conhecer cada visitante online, cliente de lojas físicas, fã do Facebook de uma forma única e individual e ainda interagir entre estes canais de uma forma dinâmica.
PegaKi – Startup de entrega compartilhada para produtos comprados pela internet.
Plataforma InfoSegurança – Startup de entrega compartilhada para produtos comprados pela internet.
POP Recarga – Moeda eletrônica que permite que as pessoas sem conta bancária comprem pela Internet usando o dinheiro como meio de pagamento.
RankMyApp – Ajuda responsáveis por aplicativos móveis ganharem downloads de forma simples e rápida melhorando o marketing e a comunicação do App dentro das lojas de aplicativos.
Shoptutor – Assistente de compras de eletrônicos (TV, smartphone ou notebook) que, através de perguntas simples e interativas respondidas pelo consumidor, interpreta suas demandas e recomenda qual modelo tem mais afinidade com seu perfil, orçamento e necessidades.
Squid – Vitrines de performance com conteúdo dos próprios usuários, garantindo a mais alta conversão do e-commerce.
As startups tiveram 4 minutos para o Pitch para a banca avaliadora formada por Vitor de Gusmão (Livraria Cultura), João Kepler (DealMatch), Ricardo Penzin (Gávea Angels), In Hsieh (Infracommerce), Fred Rocha (Consultor), Daniel Marigliano (Brazuca VC), Marco Poli (Investidor Anjo) e Maria Clara Almeida (Secretaria de Ciência e Tecnologia de MG).
A vencedora dessa categoria foi a Squid, criada para ajudar os departamentos de marketing em uma tarefa árdua: monitorar e gerenciar os conteúdos gerados por seus consumidores (ou UGC, user-generated- content) nas redes sociais, de forma a reaproveitar esses conteúdos com objetivo de diminuir gastos na produção e ainda melhorar o engajamento com os clientes.

Foto: Marystela Barbosa
A tecnologia por trás da startup é capaz de monitorar e coletar as fotos e vídeos que as pessoas geram nas redes sociais, dessa forma as empresas conseguem distribuir esses conteúdos em diferentes canais, como por exemplo: inserir esses conteúdos on-site para aumentar a conversão, disparar e-mails marketing, criar campanhas de retargeting e entre outras funcionalidades, sempre usando conteúdos que os próprios consumidores geram para as marcas.
Fonte: Startupi