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Confiança do consumidor apresenta queda de 1,8% em dezembro, segundo PiniOn

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Totalizando 109 pontos em dezembro de 2023, o Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, apresentou uma queda de 1,8% no comparativo ao mês anterior. 

A pesquisa conta com 1.750 famílias residentes em capitais e cidades do interior na amostragem.  

Mulher sentada a mesa preocupada com dívidas
Imagem: reprodução

O resultado do último mês de 2023 prejudicou uma sequência de seis aumentos consecutivos; entretanto, o período apresentou 1,9% de crescimento com relação a 2022. 

De maneira positiva, uma mudança de tendência ainda não é esperada. O INC se mantém positivamente estando acima dos 100 pontos. 

Resultados obtidos

A exceção do Nordeste – que se manteve estável –, a confiança do consumidor apresenta redução em todas as regiões do país. Sob o ponto de vista de classes socioeconômicas, a redução é observada em aproximadamente todas as classes, a isenção das classes D e E.  

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto Gastão Vidigal (IEGV/ACSP), “houve deterioração da percepção das famílias em relação à sua situação financeira atual e, principalmente, em termos de sua situação futura, com redução da segurança no emprego”. 

A diminuição da confiança impacta a disposição dos entrevistados em realizar compras de alto valor, – como carro e casa –, assim como a porcentagem de famílias que buscam por bens duráveis (geladeira e fogão). Porém, o interesse em investimentos teve um pequeno aumento. 

Estes resultados representam, segundo a pesquisa, uma desaceleração na economia considerando o cenário de juros altos e endividamento familiar elevado. Contudo, ao lado do aumento da renda e de empregos, o índice de confiança ainda estima um crescimento anual de vendas no varejo de 1,9%.