As farmácias, principalmente no pós-pandemia de Covid, se tornaram um local essencial para a compra de itens de saúde, higiene e bem-estar. A conveniência e a variedade de produtos encontrados nessas lojas têm atraído consumidores também para o e-commerce.
Diante desse cenário, nos últimos anos, houve uma crescente popularidade em conteúdos de compras em farmácias nas redes sociais, contando até mesmo com influenciadores digitais compartilhando suas experiências e recomendações sobre os produtos encontrados – o que impulsiona o interesse dos consumidores e cria oportunidades de vendas para o comércio eletrônico.
Para promover esse conteúdo, existe uma trend chamada “comprinhas de farmácia”, cujo intuito é compartilhar as compras feitas, exclusivamente, nas farmácias. A hashtag #comprinhasdefarmacia no TikTok, por exemplo, tem mais de 42 milhões de visualizações.
As “comprinhas de farmácia” referem-se a vídeos, posts em redes sociais e outros conteúdos gerados por influenciadores digitais nos quais eles compartilham suas experiências como clientes de farmácia.
Essa tendência ganhou popularidade em razão da confiança e credibilidade que os consumidores depositam nesses influenciadores, que muitas vezes se tornam referências para as suas escolhas de compras.
De acordo com um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo: são 131.506 milhões de contas ativas e foram 356 bilhões de minutos consumidos nas redes em dezembro de 2022 – o equivalente a 46 horas de conexão por usuário no mês.
Esses dados demonstram que o brasileiro consome redes sociais ativamente e, consequentemente, a influência digital é muito potente. Os influencers, como também são chamados os influenciadores, estão em redes como YouTube, Instagram e TikTok.
Digitalização da farmácia
Para a coordenadora de brand awareness da RD-RaiaDrogasil, Marina Castelar, a tendência atual de influenciadores criarem conteúdos relacionados a “comprinhas de farmácia” é uma oportunidade para gerar awareness em relação ao portfólio de produtos cada vez mais completo e abrangente da empresa.
Segundo ela, essa abordagem não apenas influencia o comportamento do consumidor, mas também gera surpresa e satisfação ao descobrir que seus produtos preferidos podem ser encontrados facilmente em uma rede como a RD, que oferece alta capilaridade e serviços de entrega rápida.
A RaiaDrogasil, tem utilizado influenciadores nas redes sociais como parte de suas estratégias de marketing.
Porém, antes de firmar parcerias, a empresa considera três questões-chave: se o conteúdo que o influenciador desenvolve oferece práticas de cuidado real para o público, se causa encantamento pela inovação e acolhimento e se melhora a vida das pessoas.
Esses critérios são essenciais para preservar a reputação das marcas Droga Raia e Drogasil (da RD) e garantir que os influenciadores estejam alinhados com o posicionamento da empresa, que busca se tornar a que mais contribui para uma sociedade saudável no País até 2030.
Quanto à avaliação do desempenho das campanhas com influenciadores, a empresa valoriza a qualidade do engajamento, buscando impacto positivo. “Para nós, a máxima ‘falem bem, falem mal, mas falem de mim’ não vale a pena. Queremos estar em pauta, mas de forma positiva, com nossas marcas sendo fortalecidas e inspirando saúde e cuidado”, afirma Castelar.
Tendência digital
A tendência das “comprinhas de farmácia” abre um leque de oportunidades para marcas e varejistas que desejam expandir suas vendas online. Ao trabalhar em parceria com influenciadores relevantes, as empresas podem aumentar sua visibilidade, alcançar um público mais amplo e dirigir o tráfego para suas plataformas de e-commerce.
A participação das vendas online no faturamento total das empresas do setor farmacêutico tem aumentado significativamente.
Na RaiaDrogasil, por exemplo, a fatia digital corresponde a 12% do faturamento, superando os 9% registrados em 2021. Essa ascensão reflete a mudança de comportamento dos consumidores, que buscam cada vez mais conveniência e praticidade nas compras online.
Além disso, o marketing de influência permite que as marcas se beneficiem do prestígio e da autoridade dos influenciadores no setor de saúde e bem-estar. Ao associar suas marcas a esses influenciadores confiáveis, as empresas podem fortalecer sua reputação e construir relacionamentos duradouros com os consumidores.
Ao aproveitar o poder do marketing de influência e estabelecer parcerias estratégicas com influenciadores relevantes, as empresas podem criar uma conexão autêntica com os consumidores, impulsionar a visibilidade de suas marcas e capitalizar o interesse gerado pelas “comprinhas de farmácia”.
O futuro do comércio eletrônico no setor de saúde e bem-estar está diretamente ligado a essa tendência, e os players do mercado devem estar atentos a essa oportunidade de crescimento.