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Compras do mês dos brasileiros estão cada vez mais completas e diversas, segundo a Kantar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Dentro das casas dos brasileiros, o padrão de consumo está passando por transformações significativas, conforme indicou o estudo da Kantar. A pesquisa Consumer Insights 2023, revelou que, cada vez mais, os carrinhos de compras destinados às compra do mês estão se tornando mais abastecidos e variados.

(Imagem: Freepik)

Com um aumento no poder de compra, as aquisições mensais ultrapassam os limites dos alimentos básicos. Qualidades como “sabor” e “praticidade” aparecem como pontos destacados na escolha dos consumidores. Além disso, a análise apontou que, no último ano, os lares incorporaram mais produtos e elevaram o nível de categorias, resultando em um aumento nos gastos que foi duas vezes superior ao repasse de preços.

As cestas de alimentos em maior ascensão, como a mercearia salgada, agora têm tanta importância quanto os itens básicos nas compras mensais. Outro destaque é o aumento do consumo de bebidas, refletindo em uma maior frequência de compra e na democratização dos segmentos premium.

Como exemplo, os refrigerantes premium registraram um crescimento de 111% entre o público das classes D e E, 57% entre a classe C e 15% entre a população A e B. As cervejas premium também conquistaram mais popularidade entre as classes A e B (+71%), C (+44%) e D e E (+13%).

Cuidados pessoais e para o lar representam 24,5% do share of pocket do consumidor brasileiro. O levantamento também constatou que, de modo geral, os consumidores priorizam a aquisição de produtos essenciais e básicos para a limpeza doméstica, enquanto estão dispostos a gastar mais em categorias relacionadas ao cuidado da família.

Para ter acesso a itens de maior valor agregado, pessoas de todas as classes preferem produtos da categoria economy, que estão em ascensão em todos os segmentos. Por exemplo: 34% dos consumidores das classes A e B compram todos os grupos de home care e combinam dois ou mais itens da categoria especialistas, como desengordurante, limpa-vidros e limpador de banheiro.

No segmento de cuidado pessoal, os brasileiros intensificaram a compra de itens de cuidado básico. O consumo de produtos de higiene pessoal e beleza aumentou 19,2% em valor dentro dos lares, sendo que 77,1% das unidades estão relacionadas a cuidados básicos e 22,9% a beleza. Em relação ao direcionamento, as compras de produtos de cuidado básico estão principalmente ligadas à busca por bem-estar, enquanto as aquisições de itens de beleza têm foco na autoestima.