Reprodução Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil[/caption]
Além dos apps dedicados a compras, os de mensageria também estão sendo usados para essa finalidade, com o chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas.
Por sinal, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras. O campeão foi o app da Shopee.
Mesmo após pandemia, 81% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra pelo smartphone no último mês
Após dois anos de pandemia, o consumidor, que precisou se adaptar aos novos meios de compra e passou a adotar o comércio eletrônico com muito mais frequência do que antes, está mostrando que esse hábito veio para ficar. Mesmo com a volta do varejo físico, a utilização do smartphone como um instrumento de compras segue crescendo no Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, referente a abril de 2022.
O levantamento mostra que 81% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel no mês passado. Em um olhar mais amplo, 93% disseram que já experimentaram comprar pelo smartphone alguma vez na vida. Deste grupo, 83% afirmam que compram pelo celular hoje em dia, mais do que compravam seis meses atrás. Já 23% compram mais de uma vez por semana através de apps.
[caption id="attachment_122673" align="alignnone" width="1006"]
Reprodução Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil[/caption]
Além dos apps dedicados a compras, os de mensageria também estão sendo usados para essa finalidade, com o chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas.
Por sinal, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras. O campeão foi o app da Shopee.
Reprodução Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil[/caption]
Além dos apps dedicados a compras, os de mensageria também estão sendo usados para essa finalidade, com o chamado “comércio conversacional”. Muitas marcas estão transformando o WhatsApp e o Instagram em canais de vendas.
Por sinal, 64% dos brasileiros com smartphone já fizeram compras pelo WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger. Não à toa o WhatsApp aparece no ranking dos apps de m-commerce mais populares do Brasil, apontado por 3% dos entrevistados como o app que mais usam para compras. O campeão foi o app da Shopee.